Entenda como é possível ampliar a sua resiliência evolutiva

Entenda como é possível ampliar a sua resiliência evolutiva

No cenário que vivemos ser flexível não basta, é importante desenvolver a resiliência evolutiva

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

As grandes vantagens da resiliência evolutiva estão não só em nos permitir lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas “voltando ao estado original” mas voltar melhor do que se era, atendendo assim ao propósito essencial de todo ser humano: ser hoje, melhor que ontem, e amanhã melhor que hoje.

E para desenvolver esta competência temos que dar a cara a tapa. Isso mesmo: experimentar e falhar!

Experimentar é a chave para gerir o tão falado cenário incerto e ambíguo que vivemos, afinal por meio dela podemos entender melhor no que somos bons, e onde não somos, e com isso compreender melhor os dias atuais.

Experimentar é testar, capturar feedbacks e melhorar constantemente.

E como vamos fazer isso?

Teste: Questione, provoque, investigue e implemente a sua ideia. Seja ela qual for, se servirá para atender alguma necessidade, não atendida de alguém, coloque em prática.

Falhe: Falhar significará que a sua ideia neste momento e neste contexto não atende a necessidade. Em outro momento ou em outro contexto poderá ser válida.

Aprenda com a falha: Encare a falha não como algo negativo, mas como uma possibilidade de aprendizado. E aqui está o pulo do gato. Falhar treina nossa resiliência, a nossa capacidade de cair e se levantar novamente, quantas vezes forem necessárias e entender o que deu errado e o que deu certo.

Existiu um experimento, com duas companhias de soldados das Forças de Defesa de Israel, em exercícios de navegação. E o resultado comprovou que os soldados que discutiram sucessos e fracassos aprenderam de forma mais rápida porque desenvolveram modelos mentais mais ricos do que os soldados que só haviam discutido suas falhas.

Aplique as três dicas e verá o quanto conseguirá ampliar a sua resiliência evolutiva, a competência que fará você, após cair, levantar melhor do que antes.

Bia Nobrega, é coach, mentora, palestrante, conselheira e executiva há mais de 22 anos na área de RH www.bianobrega.com.br