Especialista dá dicas para evitar doenças típicas do Outono

Especialista dá dicas para evitar doenças típicas do Outono

Rinite, sinusite e asma são alguns dos problemas que atingem a população nesse período do ano

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

A chegada do Outono significa o início das grandes variações de temperatura e da baixa umidade. Esses fatores, juntamente com a poluição, são considerados alguns dos responsáveis pelo aumento dos índices de doenças respiratórias durante essa época do ano. De acordo com Ricardo Souza Queiroz, alergista e imunologista, os problemas mais frequentes nesse período são a asma, as rinites e as sinusites.

Quando o tempo está seco, a mucosa nasal fica ressecada e passa a não filtrar corretamente o ar, cheio de partículas poluentes e alergênicas, que vai aos pulmões. Em muitos casos, as pessoas já têm uma predisposição genética às alergias respiratórias, então quando são expostas a esses fatores, elas são desencadeadas e geram uma reação do sistema imunológico, que inclui o corrimento nasal e o lacrimejamento.

Geralmente, a manifestação de alergias ocorre durante a infância, quando a criança é exposta a agravantes, como a presença de ácaros, fungos e pelos de animais. No caso da rinite, o fator hereditário influencia na manifestação dessas alergias. O especialista explica que, se um dois pais tiver a doença, a chance de os descendentes terem é de 30%, mas se ambos os pais tiverem rinite alérgica, a chance já aumenta para 70%. “Isso torna os filhos mais sensível à detecção de elementos alergênicos, aumentando as chances do desencadeamento da doença”, diz.

Uma boa noite de sono, a prática de atividades físicas e uma alimentação balanceada e rica em Vitamina C são elementos que podem ajudar a melhorar a imunidade e, consequentemente, evitar ou amenizar o grau de intensidade dessas doenças. Além disso, o especialista ainda dá outras dicas para aproveitar essa época do ano com saúde e disposição:

  • Reforce a hidratação
  • Deixe janelas abertas para o ar circular
  • Lave o nariz com soro fisiológico
  • Passe álcool gel nas mãos sempre que sair de transportes públicos
  • Ande sempre com um colírio à disposição
  • Evite ambientes fechados e com grande concentração de pessoas

Além de desencadear alergias, o mau funcionamento da mucosa também pode fazer com que bactérias e vírus passem despercebidos pelo canal de entrada do sistema respiratório. Para evitar complicações, é importante que a vacina da gripe esteja em dia, deixando de lado o mito de que a imunização contra os vírus da gripe faz mal.

Máquina Cohn & Wolfe – Assessoria de Imprensa