Exposição prolongada ao sol é principal causa de câncer de pele

Exposição prolongada ao sol é principal causa de câncer de pele

Os casos aumentaram 55% na última década e o Inca estima mais de 175 mil novos casos de câncer de pele não melanoma em 2017

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

O Brasil está situado em uma extensa área na faixa tropical do planeta, o que garante ao país a recepção de alta incidência de raios solares praticamente o ano inteiro e, sobretudo, no verão. O cuidado com a proteção da pele é fundamental todos os meses do ano, mas nesta época ele se faz mais imprescindível que em qualquer outra.

É válido ressaltar que a exposição ao sol e, sim, muito benéfica e inclusive necessária, uma vez que é a partir da energia solar que nosso organismo é capaz de sintetizar a vitamina D, principal responsável pela saúde dos ossos. Pequenas quantidades de radiação UV são benéficas e ajudam a combater, controlar ou tratar várias doenças, incluindo raquitismo, psoríase e eczema.

Onde está o problema? No excesso, embora haja frequentes campanhas educativas incentivando a proteção solar, os números vêm crescendo rapidamente: o índice de casos de câncer de pele não melanoma aumentou 55% em 10 anos. A previsão para o futuro próximo também não anima: dados do Inca-Instituto Nacional de Câncer mostram uma estimativa de mais de 175 mil novos casos de câncer de pele não melanoma em 2017.

O descuido e comportamento negligente são as principais causas para o crescimento do número de casos de câncer de pele em todo o mundo. A maioria das pessoas não usa protetor solar nunca ou usa apenas quando vai à praia ou piscina.

O cirurgião plástico Dr. Marcelo Olivan, membro da equipe de cirurgia plástica do ICESP-Instituto do Câncer do Estado de São Paulo explica que a radiação UV agride a pele, que é obrigada a produzir mais melanina a se proteger, ocasionando o efeito bronzeado ou “camarão”. Ambos são sinais da pele pedindo socorro e evidenciando os efeitos nocivos da radiação UV.

“A longo prazo, a radiação solar pode ocasionar a mutação do DNA, que por sua vez dá surgimento ao câncer de pele, acrescenta Dr. Olivan. As áreas mais suscetíveis a lesões são as mais expostas do corpo, como orelhas, rosto, pescoço e braços e, por isso, merecem atenção redobrada aplicando cosméticos com fator de proteção e uso de chapéus, óculos, camisas e lenços.