Ministério da Saúde lançou campanha contra mosquito da Dengue

Ministério da Saúde lançou campanha contra mosquito da Dengue

Com a pandemia de Covid-19 conseguimos absorver algumas lições em relação à saúde e segurança em condomínios, uma é de que atitudes individuais impactam significativamente no contexto da coletividade.

Não é apenas o Coronavírus que preocupa, os síndicos sobretudo das regiões situadas em áreas endêmicas precisam estar alertas aos casos de arboviroses como Dengue, Febre Chikungunya e Zika, cujos índices se elevam particularmente nesta época do ano. Tais doenças são transmitidas pelo mosquito-fêmea da espécie Aedes aegypti, que se prolifera em ambientes com condições favoráveis, como acúmulo de entulhos que possam empoçar água, vasos de plantas, contêineres de lixo, caixas d’água sem manutenção, etc.

Conforme boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, no ano passado o número de notificações por Chikungunya avançou em 17 estados brasileiros, obtendo 96.288 mil casos, o que significou uma elevação de 32,7% nas ocorrências em relação a 2020. A região Nordeste lidera os casos, sendo seguida pelo Sudeste e Centro-Oeste. A Dengue, por sua vez, continua sendo a principal preocupação, tanto por ter maior número de casos, quanto pelo potencial de fazer quadros mais graves.

Em razão disso, o Ministério da Saúde lançou para este ano a campanha “Combata o mosquito todo dia”, com o intuito de chamar a atenção para este problema de saúde pública e incentivar os brasileiros a adotarem rotinas de ações preventivas, incluindo aqui os condomínios residenciais. Nesses, um dos principais cuidados a tomar é em relação às caixas d’água e reservatórios.

Quando não estão devidamente lacradas, as caixas d’água podem se transformar em verdadeiros criadouros para o mosquito Aedes aegypti, especialmente no verão, quando as temperaturas se elevam. Por isso, a vistoria deve ser realizada a fim de checar condições das paredes e tubulações. Nessas superfícies, pode se acumular um biofilme (fina película orgânica contendo sujidades e microrganismos potencialmente causadores de doenças), que precisa ser adequadamente removido.

A higienização da caixa d’água exige interrupção do fluxo de água por um intervalo de tempo. Os moradores e funcionários devem ser oficialmente comunicados do dia e hora com antecedência para se planejarem. É válido ressaltar que este serviço deve ser executado por empresa qualificada não só com o intuito de obter o melhor resultado, mas também para evitar possíveis acidentes durante a execução.