NINGUÉM PODE IMPEDIR A REALIZAÇÃO DE OBRAS NECESSÁRIAS NUM CONDOMÍNIO

NINGUÉM PODE IMPEDIR A REALIZAÇÃO DE OBRAS NECESSÁRIAS NUM CONDOMÍNIO

Há pessoas que confundem o direito de propriedade de uma casa isolada, onde podem fazer o que bem entender dentro do seu terreno, com as limitações fundamentais deste direito quando se possui uma unidade condominial.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

No condomínio edilício existem direitos coletivos inerentes às áreas e equipamentos comuns, que não podem se sujeitar ao capricho ou à postura egoísta e individualista de um ou outro coproprietário.

O art. 1º da Lei nº 4.591/64 estipula que “… constituirá, cada unidade, propriedade autônoma sujeita às limitações desta lei”, sendo esse princípio reproduzido no artigo 1.331 do Código Civil (CC), o qual deixa claro que quando alguém opta por adquirir um apartamento, sala ou loja, este passa a ter uma propriedade sujeita a regras que regulamentam o uso das áreas comuns (portaria, corredores, escadas, o solo, a rede geral de distribuição de água, esgoto, eletricidade, calefação, refrigeração, gás, telhado, etc), sendo obrigatório que todos os moradores e ocupantes facilitem a manutenção e reparação desses locais e equipamentos. A ninguém do condomínio é dado o direito de recusar-se a pagar pelos custos da manutenção, e nem de criar qualquer obstáculo para a realização dos reparos, sendo que o art. 10 da Lei 4.591/64 determina: “É defeso a qualquer condômino:…embaraçar o uso das partes comuns”, sob pena de ser multado e ainda ser obrigado por ordem judicial a se abster de criar problemas.

TUBULAÇÃO – REPARAÇÃO URGENTE

É normal que após décadas os canos e prumadas, especialmente, de ferro galvanizado, se deteriorem, sendo necessária a troca dessa tubulação comum que passa por diversos apartamentos. Ocorre que, às vezes, é essencial o condomínio quebrar as paredes de alguns apartamentos para que o bombeiro tenha acesso ao encanamento. Se o engenheiro determina que a obra deva ser realizada de uma maneira, é inaceitável que o dono do apartamento impeça a quebra da parede de sua unidade, pois seu desejo de evitar transtornos na sua moradia, não o autoriza a prejudicar toda a coletividade. Se sua postura individualista gerar aumento do custo da obra ou danos, poderá ser obrigado a arcar sozinho com os prejuízos.

APARTAMENTO TÉRREO OU DE COBERTURA

Caso o edifício tenha que fazer uma reforma no telhado, caberá a todas as unidades autônomas do condomínio (apartamentos, salas, lojas térreas, garagens) arcar com os custos, pois o teto do prédio, como as tubulações/esgotos e fundações é área comum, salvo raras exceções.

Se o engenheiro determina, com base na sua experiência, que a melhor alternativa para realizar a reforma da fachada é através da instalação de um balancim no apartamento de cobertura, cabe ao seu proprietário franquear o acesso. Da mesma maneira, se a caixa de esgoto precisa ser reformada e se encontra dentro do apartamento ou na área privativa do apartamento térreo, seu proprietário tem o dever de facilitar o acesso dos operários para fazer a obra, bem como para instalar andaimes no caso de ser o local apropriado para executar a pintura dos muros e fachadas.

DIREITO A TER SEU BEM PRESERVADO

É compreensível o temor do proprietário da unidade que será objeto da obra ou serviço de reforma do condomínio quanto à possibilidade dos operários danificarem seus móveis, utensílios, o piso, azulejos, pois sabemos que alguns são extremamente descuidados. Diante disso, cabe a administração do condomínio contratar uma empresa sólida, que tenha pessoal qualificado, preparado para evitar problemas e arcar com seus erros, pois qualquer dano que for causado à unidade deverá ser indenizado de imediato, sem desculpas, pelo condomínio, o qual poderá cobrar da empresa e esta do seu empregado.

Para evitar polêmicas, pode o proprietário da unidade exigir que o condomínio assine um termo de compromisso de indenizar de imediato tudo que for danificado. Logicamente, se o condomínio quebrou uma parede do banheiro para trocar a prumada, deve refazer a parede com o mesmo azulejo, mas se esse reparo ficou com cor diferente, deve arcar com a recolocação de novo azulejo em todo o cômodo. Não pode o condômino receber sua unidade em estado pior do que estava antes da obra, pois ao condomínio é dado o direito de ter acesso e não de gerar prejuízo.

DEVER DE AGIR E DE INDENIZAR

Caso algum proprietário crie uma situação que agrave ou gere prejuízo ao vizinho, poderá ser condenado a indenizar pelos seus atos, além de ser compelido pelo Juiz a permitir o livre acesso a sua unidade para ser executada a obra necessária à preservação da edificação.

Por outro lado, quando o síndico se mostra inerte e não cumpre seus deveres previstos no art. 1.348 do CC, poderá qualquer condômino prejudicado promover a reparação necessária e mandar a conta para o condomínio pagar, pois o art. 1.342 do mesmo diploma legal impõe uma postura séria da administração, que não admite a morosidade e nem a desculpa de falta de recursos para fazer a obra. Basta o condomínio aprovar numa assembleia geral a taxa extra e a empresa que irá realizar a obra, pelo quorum da maioria simples dos presentes, e, por ser necessária, esta dispensada a votação por quorum especial, já que sua execução é obrigatória.

Kênio de Souza Pereira

Advogado e Presidente da Comissão de Direito Imobiliário da OAB-MG.

Conselheiro da Câmara do Mercado Imobiliário de MG e do SECOVI-MG.

Diretor da Caixa Imobiliária Netimóveis

e-mail: keniopereira@caixaimobiliaria.com.br