Outubro Rosa, novas abordagens ajudam no tratamento do câncer de mama

Outubro Rosa, novas abordagens ajudam no tratamento do câncer de mama

A hormonioterapia e a terapia alvo são duas novas possibilidades para combater a doença

As conquistas das últimas décadas têm contribuído para novas abordagens e melhores respostas para o tratamento do câncer de mama. “Os tradicionais tratamentos com cirurgia, radioterapia e quimioterapia já não são os únicos no combate a esse tumor. A hormonioterapia e a terapia alvo são métodos recentes que estão ajudando no atendimento das pacientes acometidas pela doença. Os resultados têm sido bastante positivos”, ressalta Ramon Andrade de Mello, médico oncologista, professor da disciplina de oncologia clínica da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), da Uninove e da Escola de Medicina da Universidade do Algarve (Portugal).

A terapia hormonal tem sido uma das indicações para reduzir a ocorrência do câncer de mama em pacientes com alto risco genético. Mesmo após a cirurgia, os novos tratamentos têm demonstrado importantes avanços, como é o caso da hormonioterapia, que ajuda a mitigar os riscos de retorno do tumor operado.

Os especialistas têm contado ainda com a terapia alvo, que ataca especificamente as células cancerígenas, reduzindo os danos às células normais. Esses medicamentos atuam nos genes, proteínas ou no ambiente tecidual específico do tumor, impedindo seu crescimento e sobrevida.

“O mais importante é o diagnóstico precoce, que permite a escolha do melhor tratamento, reduzindo os impactos para a saúde da paciente. A prevenção pode ainda ter maior sucesso com um programa de rastreio adequado”, explica Dr. Ramon de Mello.

Estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que o país deve registrar 66.280 novos casos em 2021. O tratamento depende da fase que a doença se encontra.

Confira mais informações sobre o tema no site https://ramondemello.com.br/