Proteja-se do sol neste verão!

Proteja-se do sol neste verão!

Dezembro marca a chegada do verão e, consequentemente, mais calor e radiação solar. Soma-se a isso o fato de muitas pessoas estarem de férias e, por isso, abusarem da exposição ao sol.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Exposição excessiva ao sol pode trazer prejuízos à saúde, sobretudo à pele, que é o maior órgão do corpo humano. Os excessos podem levar a um quadro denominado “insolação”, que pode variar de gravidade a depender do tempo de exposição e também do estado de saúde do indivíduo, sendo mais preocupante em se tratando de crianças (principalmente as de menor idade: bebês) e idosos.

A insolação é caracterizada por um aumento da temperatura do organismo, o que pode causar a perda de água e de nutrientes importantes. O quadro é considerado emergencial, já que se não for tratada rapidamente a insolação pode trazer danos ao cérebro, coração, rins e músculos.

Durante todo o ano, mas sobretudo durante o verão,  estação mais quente do ano onde algumas práticas devem ser observadas e evitadas: beber quantidade reduzida de água, exposição prolongada ao sol sem uso de proteção (roupas ou bloqueador solar), prática de exercícios extenuantes e ingerir álcool em excesso (ele potencializa a perda de água pelo corpo contribuindo para desidratação).

Os sintomas devem ser monitorados e relatados a um médico: dor de cabeça, náuseas, desmaios, queimaduras na pele, temperatura corporal elevada, fraqueza muscular, taquicardia, dificuldades para respirar. Esses são sinais de que há algo errado com o organismo. A hidratação é fundamental para superar a insolação.

Contudo, o melhor remédio continua sendo a prevenção. Por isso, a proteção contra os efeitos do sol são essenciais e não devem nunca ser negligenciadas. Confira dicas:

  • O horário entre 10 e 16 horas tem grande incidência da radiação ultravioleta B, principal responsável pelas queimaduras solares e pelo surgimento do câncer de pele. Evite! Procure lugares com sombra.
  • Cerca de 70% dos cânceres da pele ocorrem na face, portanto, proteja-a sempre. Bonés, viseiras e chapéus são importantes formas de proteção solar para essa área do corpo. Não se esqueça de proteger também os lábios e as orelhas com protetor solar.
  • Use filtro solar de FPS 30, no mínimo. FPS é a abreviação de Fator de Proteção Solar e significa que usando um filtro com FPS = 30 sua pele levará 30 vezes mais tempo para ficar vermelha do que sem proteção.
  • Beba bastante água e consuma alimentos ricos em água, como frutas, para repor a hidratação perdida por evaporação e suor.