Vantagens de se ter um síndico profissional

Vantagens de se ter um síndico profissional

Quais serão os benefícios que um condomínio terá ao contratar um síndico profissional? Qual é a desvantagem de ser um síndico condômino, ou seja, morador da unidade, aqui teremos uma pequena avaliação a considerar.

Se existe alguém mais sujeito a fofocas e disse me disse em um condomínio de apartamentos, esse alguém é inevitavelmente o síndico. Ele pode ser o sujeito mais virtuoso e agradável, entre todos os moradores, e ainda assim, estará “na boca” dos vizinhos.

Isso acontece não necessariamente porque sejam os moradores mal-intencionados, mas porque atender sempre ao interesse de todos, é algo inatingível. No curso da história, não se pôde agradar à gregos e troianos, quem dirá atender a 100% dos desejos dos nem sempre amáveis moradores de um edifício.

Essa é uma, das muitas razões pelas quais a figura do síndico profissional poderá fazer a diferença, dentro do seu condomínio. Ele deve ser totalmente isento para tomar decisões, porque está fora de um ambiente normalmente conflituoso. O síndico morador, as vezes se vê obrigado a tomar certas decisões que não condizem com o seu plano, para aquele mandato, simplesmente porque terá que enfrentar caras e bocas dos moradores diariamente.

Uma outra vantagem, o sindico profissional possui conhecimentos específicos, teóricos e práticos de como lidar com o dia-a-dia do condomínio, melhorando as contas, a comunicação com os funcionários e a gestão do prédio. Com experiência, ele tem o traquejo necessário para lidar com diferentes perfis de condôminos, sem prejuízo de poder, com equipe própria, adotar medidas legais para os mais diferentes assuntos.

Caso, ainda assim, exista uma resistência pela figura do síndico profissional, há a possibilidade de contratá-lo apenas como assessor e conselheiro, hipótese em que atuará junto com o síndico morador, agindo como um cogestor.

È importante lembrar que continua em discussão o projeto de lei que visa regulamentar a atividade de síndico profissional (PL 348/18), com obrigatoriedade de registro no Conselho Regional de Administração. Especialistas estão debatendo sobre isso, sendo cada vez mais importante que o síndico se especialize e possua conhecimentos técnicos de gestão, finanças e direito.

Essas são as dicas de momento, para melhorar o desenvolvimento do seu condomínio, pensando sempre no cuidado e tranquilidade de sua família.

 

felipe.sampieri@dcssadvogados.com