Como agem os ladrões que invadem condomínios

Como agem os ladrões que invadem condomínios

Com o aumento de casos de invasões a condomínios na cidade de São Paulo é preciso conhecer as principais técnicas empregadas por esses criminosos durante o delito

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

São três os tipos de crimes de invasão à condomínio: Arrastão, Roubo e Furto. O arrastão envolve uma quadrilha organizada, com planejamento prévio, informações privilegiadas de algum agente que trabalha no condomínio e bandidos fortemente armados para prática do crime. Trata-se de um crime aplicado em vítimas de alto padrão aquisitivo. No roubo, o criminoso também armado, normalmente sozinho ou em dupla, visualiza uma oportunidade na hora e realiza a invasão para praticar o crime, geralmente uma abordagem truculenta e com o uso de violência, causando um grande trauma nas vítimas.

Já o furto corresponde a mais de 90% das invasões a condomínios atualmente na cidade de São Paulo. Trata-se de um crime que não envolve violência ou grave ameaça, e que o agente do crime utiliza a ludibriação da equipe de segurança como principal forma de acessar o condomínio.

Na maioria dos casos, criminosos, menores de idade, bem vestidos e educados, se passam por moradores, parentes que vieram visitar os moradores, ou ainda utilizam-se do efeito “carona” de moradores, ou seja, entram junto com o morador geralmente fingindo estar falando ao celular para reduzir a chance de uma abordagem do controlador de acesso ou do próprio morador, como as principais formas para entrar no condomínio sem levantar suspeitas.

Uma vez dentro do condomínio, existem duas formas de furtos:

Quando o criminoso sabe previamente a unidade irá furtar, o mesmo possui informações privilegiadas da vítima e sabe que não tem ninguém aquele horário na unidade, restando apenas realizar o arrombamento da porta com um pé de cabra e furtar seus pertences de alto valor, dentre eles, dinheiro, joias, equipamentos eletrônicos, entre outros;

Quando o criminoso não tem informações preliminares, ele faz a prospecção na hora pelos andares, tocando as campainhas das unidades e se escondendo para verificar se alguém irá atender até encontrar uma unidade que ninguém atenda. Quando isso ocorre, eles têm a certeza que o imóvel está vazio e iniciam o arrombamento da porta para praticar o crime.

Concluído o furto dentro da unidade, após revirar todo o apartamento, eles guardam os pertences dentro de malas da própria vítima e saem calmamente do prédio, se comportando como morador ou visitante, sem serem abordados por ninguém.

Este tipo de crime, ocorre normalmente em horários comerciais, de segunda a sexta-feira, onde é maior a incidência dos moradores estarem ausente de suas residências para trabalhar.

Quer saber mais como se defender deste tipo de crime? Agora que sabemos como os criminosos agem, na próxima matéria falaremos das principais técnicas para se prevenir de invasões a condomínios.

Dr. Da Cunha – Delegado de Policia