Luz, Energia Elétrica, não há mais como viver sem ela!

Luz, Energia Elétrica, não há mais como viver sem ela!

Quando pensamos em uma casa sem a energia elétrica já ficamos preocupados, então o que falar de condomínios sem luz, sem energia.

Durante os últimos dois anos em especial, todos brasileiros sofreram e acabaram por pagar um preço muito alto pelo descaso que o governo federal teve com o tema energia elétrica. A falta de investimentos, as justificativas absurdas e mentirosas dos representantes do governo, o agravante relacionado às poucas chuvas nas regiões dos reservatórios, culminou na geração de energia elétrica comprometida. Tivemos diversos apagões por todo país, um valor altíssimo de contas e os condomínios não fugiram a esta regra, então quando falamos em particular da cidade de São Paulo e região metropolitana podemos sim afirmar, foi literalmente um caos. Aqui as chuvas no verão foram verdadeiros temporais, arvores caindo e arrancando fiações dos postes, isso quando os postes não eram derrubados também, a todo o momento a concessionária de energia era chamada e não dava claramente conta da demanda deixando muitos bairros durante algumas horas e até mesmo dias sem energia elétrica.

Quando um síndico se depara com a falta de energia no condomínio tudo se complica, sem energia elétrica são tantos os problemas. Eles começam na entrada do condomínio que envolve sem dúvidas a segurança de todos e seguem por todo o prédio chegando até os apartamentos.

É muito importante que síndicos não sejam pegos de surpresa e tenham no condomínio formas de suprir a falta de energia elétrica em áreas críticas pelo menos.  No caso de condomínios que possuem área disponível e um valor em caixa razoável, os grupos geradores garantem a autonomia da estrutura e serão muito bem indicados, porém é importante lembrar que para o bom funcionamento do gerador é necessária a manutenção preventiva e corretiva, afinal de nada vai adiantar tê-lo se não funcionar na hora necessária.  Para condomínios menores e sem condições de ter um gerador uma boa opção para corredores e escadarias são as luzes de emergência ou luminárias de emergência que hoje já existem em led também, funcionam através de baterias e podem garantir por algum tempo a iluminação para o transito das pessoas, mas também precisam de manutenção porque dependem da bateria que deverá estar carregada. No caso das portarias convencionais ou remotas / virtuais, existe um equipamento novo que foi lançado recentemente os chamados “geradores elétricos” que são bancos de energia silenciosos e compactos, têm fácil instalação, não utilizam combustível, o valor é muito interessante quando avaliamos o custo x beneficio e podem dar autonomia para iluminação de entrada, funcionamento dos portões da garagem e entrada de pessoas e câmeras de segurança. Estes geradores elétricos são conectados ao quadro de força da portaria energizando em caso de queda de energia os disjuntores previamente escolhidos por um período médio de 10 horas variando de instalação para instalação, autonomia que chega a ser 100 vezes maior que de um nobreak comum.

Hoje podemos afirmar que existem muitas alternativas para minimizar a falta de energia elétrica nos condomínios e suas “dores de cabeça”, portanto cabe aos síndicos estarem equipados quando a energia elétrica da concessionária não se fizer presente e lembrar que o verão não tarda a chegar com as chuvas.