5 Estratégias para atrair maior quórum em assembleias

5 Estratégias para atrair maior quórum em assembleias

Por Cecília Lima

 

Todo síndico sabe a dificuldade que é reunir os moradores para tratar dos assuntos do condomínio, seja lá qual for o tema. A batalha é ainda mais árdua quando a assembleia em questão exige um quórum, isto é, presença mínima, de 2/3 para deliberação de uma pauta específica e isso obstrui temas importantes para o condomínio.

 

Sempre com a justificativa de uma rotina apressada, o fato é cada vez menos moradores – proprietários e inquilinos – se interessam em participar desse evento e, com as reuniões esvaziadas, o síndico fica de verdadeiras “mãos atadas” para executar parte de seu trabalho, pois, em grande parte, a administração do condomínio demanda deliberações coletivas por parte da assembleia de moradores.

 

Assembleia – Temas de suma relevância como aprovação de contas de mandato anterior, eleição de novo síndico, deliberação sobre novas obras no prédio são alguns exemplos dos quais a convenção exige que passem pelo crivo da assembleia condominial, dessa forma é obrigatório convocar os moradores para uma reunião.

 

Em virtude disso, é melhor tentar pensar maneiras para atrair os condôminos às assembleias do condomínio e convencê-los de que aquele momento é importante e pode ser agradável. Para isso, algumas estratégias podem ser usadas no intuito de mobilizar o condomínio em torno das reuniões a fim de chamar o maior número de moradores. Confira:

 

Sempre seja pontual – O síndico deve buscar obedecer à hora mencionada na convocação para começo da reunião e finalizar também no horário pré-estabelecido, afinal as pessoas têm seus compromissos. Sabendo que o evento tem duração determinada, os convocados se estimularão a ir.

 

Gestão participativa – Uma boa dica é criar comissões específicas para que os condôminos participem, como comissão de decoração, de obras e de síndicos-mirins, entre outros.

 

Crie atrativos – vale fazer um pequeno evento de integração de baixo custo para atrair o pessoal, como por exemplo um coquetel, um lanche ou mesmo um sorteio de brindes.

 

Evite pautas longas – selecione apenas 3 ou 4 assuntos, no máximo, para serem debatidos no dia e estabeleça previamente o tempo o qual será destinado para cada um.

 

Mescle temas – as pessoas querem se manifestar, então dos três temas da reunião, pergunte aos moradores (pode ser por whatsapp, por exemplo) um tema que eles gostariam de discutir na pauta do dia. Assim, a presença será maior.

*Jornalista