Grupos de WhatsApp: vantagens e desvantagens

Grupos de WhatsApp: vantagens e desvantagens

Por Cecília Lima

 

Atualmente, é raro encontrar alguém que possua um celular e não faça uso de aplicativos de mensagem instantânea, sendo o Whatsapp o mais popular entre esses. Assim como outras tecnologias, este é mais um meio que facilita a comunicação e pode ser de grande utilidade, quando usado para o bem. No entanto, no contexto dos condomínios, alguns conflitos podem surgir quando esses aplicativos não são utilizados dentro da devida finalidade.

 

Segundo o portal Statista, hoje há 2 bilhões de usuários do Whatsapp no mundo inteiro. No nosso país, são mais de 120 milhões de pessoas usando o aplicativo, que está presente em 99% dos celulares brasileiros. Por meio dele é possível compartilhar mensagens de texto, fotos, áudios, além de documentos em diferentes formatos. Essas características favorecem, portanto, o repasse de informações na rotina dos condomínios. Contudo, é preciso ter cautela com o uso do Whatsapp como meio “oficial” de registro.

 

Primeiramente, vale destacar que essa é uma maneira mais informal de comunicação. Ela é útil para facilitar a comunicação, fazendo com que informes cheguem mais rapidamente aos interessados. Entretanto, isso nunca invalida ou torna desnecessárias as vias protocolares do condomínio: circulares (principalmente), livro de ocorrências, e-mails, quadro de avisos, aplicativo próprio por exemplo.

 

Vantagens – Um benefício a ser destacado no whatsapp é o custo zero, por ser um aplicativo gratuito, e que a maioria das pessoas usa, ao passo que a criação de um aplicativo próprio do condomínio demanda investimento financeiro. Além da instantaneidade da informação, o que confere rapidez aos comunicados, outro fator positivo a se destacar é a variedade de formatos de arquivos que podem ser compartilhados. O síndico pode enviar desde planilhas, atas de reunião até vídeos explicativos orientando os moradores sobre algum assunto. O próprio Jornal do Síndico já dispõe de um canal no Youtube com várias informações que podem ser compartilhadas entre síndicos e condôminos. Vale a pena conferir!

 

Desvantagens – A falta de foco é um problema. Grupos muito grandes sofrem muito com conversas paralelas: mensagens religiosas ou políticas, desavenças pessoais ou mesmo uma inocente chuva de “bom dia” desviam o grupo da finalidade dele, que é servir de espaço para informes relativos ao condomínio. Muitos conflitos sérios envolvendo o síndico ou apenas entre moradores, inclusive, surgem a partir de brigas no Whatsapp. Outra questão é o fato de os moradores quererem cobrar suas demandas apenas por este meio e não pelas vias formais, faltando às assembleias, por exemplo.

 

Dica – A sociedade muda, as tecnologias evoluem e é importante que os condomínios acompanhem as novidades. Os grupos de Whatsapp não precisam ser banidos, eles podem ser usados com moderação. É interessante que o grupo seja criado de modo que apenas o administrador, neste caso o síndico, possa enviar mensagens. Ali ele vai repassar todos os informes importantes e os demais membros vão apenas receber, evitando o excesso de mensagens. É possível decidir conjuntamente um dia na semana para “abrir” o grupo. Neste dia específico, semanalmente, o administrador faz a liberação para que todos os membros possam enviar mensagens no grupo caso tenham alguma demanda, e ao término do dia, fecha-se o grupo novamente.