A importância do planejamento financeiro e da auditoria nos condomínios

A importância do planejamento financeiro e da auditoria nos condomínios

Por Carlos Eduardo Alves de Queiroz

Prestação de contas, planejamento financeiro e auditoria nas contas dos condomínios. Qual o melhor momento para fazer isso? Na última coluna do ano vamos tratar destes assuntos que considero importantes para uma boa gestão dos condomínios. O planejamento financeiro deve constar todos os gastos do ano, obras de manutenção, investimentos e demais despesas fixas dos condomínios.

É importante que os condomínios incluam no planejamento financeiro a contratação de uma empresa especializada em auditoria. Esse trabalho é uma das formas de síndicos e síndicas terem respaldo de todas as suas ações. É através desta auditoria que podem ser apontados possíveis erros. As empresas que realizam a auditoria verificam, entre os temas, a situação fiscal e tributária dos condomínios.

Gostaria de esclarecer que a prestação de contas é obrigatória. Ela deve ser realizada pelo menos uma vez por ano. O mês que a prestação de contas deve ser apresentada aos condôminos depende da convenção de cada condomínio.

18º Dia do Síndico – Depois de dois anos sem realizar o Dia do Síndico de forma presencial, no dia 26 de novembro o evento para festejar a data foi realizado no Hotel Mercure. O encontro que reuniu síndicos, síndicas e especialistas foi um sucesso. Os participantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre os temas abordados, além de ter sido um momento de confraternização.

Gostaria de aproveitar esse espaço para agradecer pelo apoio ao nosso trabalho na presidência do Sindicon MG no ano de 2022. Desejo a todos boas festas e um ano com muitas conquistas e saúde a todos.