Aplicativos virtuais modernizam gestão condominial

Aplicativos virtuais modernizam gestão condominial

Por Cecília Lima

 

Graças aos avanços da tecnologia, mais ferramentas vão surgindo para dinamizar a administração dos prédios residenciais e, por conseguinte, a vida dos síndicos! Nesse cenário atual de rotinas conectadas via internet, redes sociais e comunicação virtual, popularizam-se cada vez mais os aplicativos de condomínios como espaços destinados especificamente à resolução de demandas dos moradores e otimização da gestão condominial.

 

Aplicativos – ou apenas “apps” – são programas de software próprios para aparelhos móveis, como smartphones e tablets, por exemplo, que são concebidos para processar dados em tempo reduzido e de maneira simplificada. Atualmente, várias administradoras de condomínio já oferecem seus próprios apps aos clientes, porém também é possível encontrar opções gratuitas para download na rede.

 

O servidor público Douglas Cavalcante, síndico de um prédio residencial de 32 apartamentos em João Pessoa, conta que a adoção do aplicativo como ferramenta auxiliar de gestão acompanhou uma fase de corte de gastos necessária em 2020. “No primeiro ano da pandemia, sofremos bastante com inadimplência, pois alguns inquilinos entregaram o apartamento e os proprietários não puderam arcar com o custo por um tempo e isso obrigou a tomar providências”, relata.

 

Ele afirma que uma das medidas foi a finalização dos contratos com os porteiros e a substituição por portaria remota. “Com isso, também adotamos o app do condomínio, que veio a substituir tarefas que antes os porteiros faziam, como a entrega de boletos, reserva de salão e área de lazer. Acredito que a comunicação com os moradores também está mais eficiente”, conclui Douglas.

 

Vantagens – As opções citadas pelo síndico são algumas das que os aplicativos possibilitam, há outras mais. Por exemplo: a organização de reservas dos espaços comuns vai acabar com os conflitos entre vizinhos por eventuais choques de horários. O mesmo se aplica à gestão de encomendas e correspondências, o morador é avisado quando a sua chegar. A opção de geração de boletos ajuda a minimizar a inadimplência, pois o próprio condômino pode gerar sua segunda via caso perca o prazo do vencimento, diminuindo o atraso do pagamento.

 

A comunicação é um elemento fundamental e muitos apps oferecem o diálogo em tempo real, tal qual um aplicativo de mensagem instantânea (como o whatsapp), o que dinamiza a resolução de demandas. Outro ponto a se destacar é a comunicação com a portaria, pois o próprio morador pode cadastrar os visitantes que estão autorizados a subir e em quais horários, de modo a preservar a segurança do condomínio.

 

Um dos maiores anseios dos moradores é ter onde manifestar suas queixas. O tradicional livro de ocorrências que outrora ficava na portaria pode ter sua versão digitalizada no aplicativo, sendo assim as mensagens podem ser lidas pelo síndico com maior rapidez e o próprio pode dar um feedback diretamente ao emissor, se for o caso.

*Jornalista