Dia do síndico: como aumentar sua autoconfiança em 5 passos

Dia do síndico: como aumentar sua autoconfiança em 5 passos

Por Cecília Lima

 

 

Um dos maiores receios do síndico é ter suas atitudes questionadas, ser acuado por alguma ação tomada dentro do condomínio ou, até mesmo, vir a responder judicialmente por algo praticado em seu mandato. É válido ressaltar que, a partir do instante em que se disponibiliza para ocupar tal cargo, ninguém está completamente livre disso. Contudo, há maneiras de reforçar a autoconfiança e praticar uma gestão cada vez mais segura e eficiente.

 

A primeira dica é, com certeza, buscar conhecimento. Essa é a principal arma do síndico, sobretudo no que se diz respeito às legislações. Ele não precisa ser um jurista, mas deve ter um bom entendimento do que diz o Código Civil no tocante ao condomínio edilício e direito de vizinhança, estar atualizado quanto a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), legislação tributária também será útil para se esquivar de possíveis enrascadas fiscais.

 

Afora o conhecimento jurídico, compreender questões práticas do dia a dia e como resolvê-las também é importante. Portanto, uma noção mínima sobre a estrutura do prédio e seus componentes, a periodicidade das manutenções, que profissional deve ser acionado para cada caso. Saiba que quanto mais conhecimento você detiver, mais difícil será enganá-lo em algumas negociações!

 

Cursos – É interessante pontuar que existem cursos de formação voltados a síndicos de condomínio, de forma virtual e presencial, os quais abordam tópicos práticos que com certeza reforçam a autoconfiança de síndicos e síndicas em busca de uma prática mais segura.

 

Um segundo passo, vem na esteira do primeiro: cercar-se de bons profissionais. É fundamental que o síndico tenha ao seu dispor para eventual consulta técnicos que tenham boa expertise em suas respectivas áreas: advogados, contadores, engenheiros, administradores, etc.

 

Em terceiro lugar: seja organizado! Você não temerá nenhum tipo de questionamento se tiver todos os documentos, comprovantes e certidões do condomínio devidamente organizadas e de fácil localização. Um síndico que sabe catalogar os arquivos físicos e virtuais do condomínio é um síndico que já tem uma ampla vantagem para executar uma boa gestão. Administrar um condomínio é uma função burocrática, não dá para fazer isso bem feito se você perde tudo, mistura os documentos do condomínio com os seus documentos particulares, troca os anos e faz de tudo uma bagunça. Em algum momento será penalizado pela desordem.

 

Diálogo – O quarto passo para conquistar mais autoconfiança é ser um síndico democrático. Seja um bom ouvinte e esteja aberto ao diálogo junto aos condôminos. Não existe mais espaço para autoritarismo e tentar impor as coisas à sua maneira, sem discutir com a comunidade, não é um bom caminho. Ao ouvir o que os moradores têm a dizer, o síndico tem mais segurança para propor ações que vão ao encontro dos anseios da maioria.

 

Por fim, nossa quinta e última dica para uma gestão autoconfiante é a de contratar uma administradora de condomínios com boa credibilidade e experiência no mercado. Uma empresa especializada será um apoio bem-vindo para auxiliar em questões burocráticas, facilitar cobranças, gerir funcionários e coordenar várias funções que, quando reunidas de uma só vez, sobrecarregam e muito uma pessoa só. O síndico não precisa trabalhar sozinho sempre, ele pode contar com a ajuda de aliados. E, o Jornal do Síndico é uma excelente ferramenta nesse processo, pois além de apresentar um vasto material informativo, apresenta uma série de empresas que já estão habituadas a oferecer produtos e serviços para os condomínios. Você tem acesso a elas através do nosso Classíndico, aqui no Jornal, ou através do ClassiZap, aí no seu celular, é só solicitar através do nosso número de WhatsApp: (31) 98481-7642.