Dia do Síndico volta a ser presencial e atrai grande plateia

Dia do Síndico volta a ser presencial e atrai grande plateia

Por Desirée Miranda

 

Depois de dois anos de restrições impostas pela pandemia de coronavírus, o Dia do Síndico finalmente voltou a ser presencial em 2022. Realizado pelo Jornal do Síndico em parceria com o Sindicon MG, o evento anual de homenagem aos gestores condominiais aconteceu no dia 26 de novembro no Hotel Mercure Lourdes, em Belo Horizonte. Mais de 400 pessoas participaram da 18a edição do Dia do Síndico.

Neste ano, a organização focou em levar mais informações para os presentes, principalmente por causa das novidades que surgiram nos últimos anos. Foram nove palestras, que apresentaram soluções para o dia a dia da administração condominial, especialmente no ambiente digital. Administração, segurança, digitalização do mercado e a Lei Geral de Proteção de Dados foram alguns temas relacionados às ferramentas online que se tornaram mais frequentes nos condomínios.

Os participantes também aprenderam um pouco mais sobre a importância da inspeção predial para valorizar o imóvel, o que é necessário para ser um síndico diferenciado, o que as trincas e rachaduras significam para a estrutura do prédio, elevadores e auditoria de contas, que costuma ser vista com desconfiança, mas que é essencial para que o síndico conheça a fundo os gastos do condomínio e saiba quais despesas pode cortar e onde deve investir o dinheiro.

O Dia do Síndico presencial também trouxe de volta a oportunidade de os síndicos e administradores presentes fazerem perguntas específicas sobre situações que vivem nos condomínios no tradicional Tira-Dúvidas, com o presidente do Sindicon MG, advogado especializado em direito condominial, Carlos Eduardo Alves de Queiroz. Em 2022, a plateia também pôde tirar dúvidas sobre os conteúdos dos temas expostos em cada turno do dia com os palestrantes convidados. “Com tanto tempo sem encontros deste tamanho, os síndicos estavam com muitas dúvidas sobre diversos assuntos, como registro de ata, dificuldade de encontrar um novo síndico, dificuldades de obter certificado digital e outros. Foi uma ótima oportunidade para fazer o esclarecimento”, disse Carlos Eduardo.

Segurança – Apesar de os eventos em Belo Horizonte terem sido liberados pela prefeitura, a pandemia de Covid-19 continua e a cidade registrava aumento de casos positivos no momento em que o 18o Dia do Síndico foi realizado. Por isso, tanto o Jornal do Síndico quanto o Sindicon MG recomendaram que os participantes usassem máscaras para se protegerem, principalmente os que fazem parte de grupos de risco.

A cautela foi adotada por boa parte dos presentes, que também tomaram o cuidado de manter distância nas filas do Tira-Dúvidas e do almoço, tornando o evento seguro para todos.

Diversão – Além de trazer conhecimento e esclarecer dúvidas sobre gestão e legislação, o Dia do Síndico também tem como objetivo principal, promover a confraternização e alegria para os síndicos e gestores condominiais.

Assim, ao chegarem, os participantes foram recebidos com farto café da manhã, ocasião em que também puderam conhecer os prestadores de serviço e colaboradores do evento. Essa foi uma ótima oportunidade para os gestores ficarem por dentro do que é oferecido pelo mercado e fechar bons negócios.

Confraternização – No meio do dia, os síndicos participaram de um delicioso almoço, em que puderam se conhecer, trocar experiências e dicas. À tarde, foi feita uma pausa para o café e no fim do dia, muitos sortudos ganharam brindes, oferecidos pelo Jornal do Síndico, Sindicon MG e demais coloboradores.

Para o diretor do Jornal do Síndico, Márcio Paranhos, o retorno do Dia do Síndico à modalidade presencial foi um sucesso. “A volta ao auditório do Mercure foi bastante positiva. As pessoas compareceram, se cuidaram e participaram com bastante interesse. Recebemos muitos elogios e algumas dicas para melhorar ainda mais o nosso encontro. Foi excelente”, comemora ele.

*Jornalista