Energia Solar nos Condomínios sem investimento

Energia Solar nos Condomínios sem investimento

Por André Resende

Publicado em 14/08/2023

Com o aumento da conscientização sobre a importância da energia limpa e renovável, os condomínios estão buscando alternativas sustentáveis e sem custo, para suprir suas necessidades energéticas e economizar nas contas de energia. Nesse contexto, as fazendas solares têm se destacado como uma opção viável e muito mais econômica que a energia hídrica.

 

Os condomínios podem aproveitar os benefícios da energia solar sem precisar instalar painéis solares em suas próprias estruturas. A adesão de condomínios às fazendas solares é um processo relativamente simples, direto e 100% gratuito. Geralmente, as fazendas solares são projetos de grande escala que abrangem uma área extensa, com múltiplos painéis solares instalados em várias localizações. Empresas especializadas em energia solar desenvolvem essas fazendas e oferecem cotas ou “ações solares” aos condomínios interessados.

 

Ao adquirir uma cota em uma fazenda solar, o condomínio passa a ter direito a uma parcela da eletricidade gerada pela fazenda. Essa energia é injetada diretamente na rede elétrica e creditada na conta de luz do condomínio. Dessa forma, os condôminos podem usufruir dos benefícios da energia solar sem precisar instalar ou manter seus próprios sistemas solares.

 

Vantagens – A adesão às fazendas solares oferece uma série de vantagens significativas para os condomínios. Vejamos algumas delas:

 

  1. Redução dos custos de energia elétrica: Ao aderir a uma fazenda solar, os condomínios se beneficiam de descontos na conta de energia. Estima-se que a adesão a uma fazenda solar possa gerar um desconto de 10% a 18% na conta de luz, o que representa uma economia considerável ao longo do tempo.
  2. Zero investimento: Diferentemente da instalação de um sistema solar próprio, aderir a uma fazenda solar não requer investimento. Os custos são compartilhados entre os investidores das fazendas, tornando o acesso à energia solar mais acessível para os condomínios.
  3. Sem obras ou manutenção nos condomínios: Ao aderir a este sistema, não será necessário qualquer tipo de obra ou manutenção nos condomínios. Afinal, a energia é produzida nas fazendas solares, injetada na rede da Cemig, que por sua vez entrega a energia limpa e renovável ao condomínio.

 

Atualmente, existem várias empresas especializadas em energia solar que oferecem serviços de adesão a fazendas solares. Essas empresas desenvolvem e operam as fazendas, cuidando de todos os aspectos relacionados à geração de energia solar em grande escala.

 

A disponibilidade dessas fazendas varia de acordo com a região, mas o interesse e a demanda por energia solar têm impulsionado o crescimento desse mercado. Com o avanço tecnológico e a conscientização ambiental, espera-se que mais empresas invistam em fazendas solares e ampliem a oferta desses serviços.

 

Muito simples – O sistema é muito simples: ao fazer o cadastro sem custo algum, o síndico estará autorizando a mudança da fonte de energia de hídrica para solar, como geradora da energia consumida pelo condomínio. Lembrando que em termos de qualidade da energia não muda absolutamente nada, pois é a Cemig quem continua entregando a energia ao consumidor com duas diferenças: consumo de energia limpa e renovável e; redução no valor da conta.

 

Com a disponibilidade crescente de empresas fornecedoras e o potencial de desconto na conta de luz, a adesão às fazendas solares se torna uma opção cada vez mais atrativa para condomínios.

 

Quer desconto na sua conta de Luz? Entre em contato com os representantes das empresas

 

Luiz Araújo – 99471-7525

Valdair Basílio – 99904-4318