Entupimento de vasos sanitários compromete tubulações

Entupimento de vasos sanitários compromete tubulações

Por Cecília Lima

 

 

De acordo com a Sabesp, órgão responsável pelo saneamento do estado de São Paulo, são executados anualmente mais de 60 mil desentupimentos na rede de esgoto no município de São Paulo e região metropolitana. Nesta região, assim como em outras grandes cidades, maus hábitos dos usuários funcionam como principal fator contribuinte para promover as obstruções.

 

Nesse sentido, o vaso sanitário é um dos pontos críticos, local onde muitas vezes as pessoas costumam fazer o descarte inadequado de resíduos, podendo causar repercussões negativas em toda a rede de encanamento do imóvel. O lixo em questão inclui desde papéis higiênicos, absorventes, hastes flexíveis até mesmo restos de óleo de cozinha (que muitos têm o costume de despejar no vaso, ignorando o fato de que apenas 1 litro de óleo é capaz de poluir 25 litros de água), entre outros detritos que acabam acessando a rede de esgoto e favorecendo as obstruções.

 

Informação – É importante lembrar que, além do descarte de resíduos em vasos sanitários, há outros fatores que contribuem para entupimentos no esgoto e tais informações devem ser levadas aos moradores no contexto dos condomínios, sobretudo, pois suas ações individuais podem comprometer a rede de encanamento coletiva, causando prejuízos temporários ou persistentes ao prédio como um todo.

 

O uso de produtos químicos desentupidores é um desses fatores. Sejam líquidos ou granulados, esses industrializados podem inicialmente proporcionar um alívio imediato, solucionando a obstrução, mas em médio prazo eles pioram o quadro de entupimento, quando usados frequentemente, pois podem promover o encrustamento da gordura em locais mais distais da rede. Outro ponto a ressaltar: conexões mal dimensionadas ou feitas de forma irregular (ilegalmente) também são causas de entupimento. Por fim, chuvas torrenciais e alagamentos podem favorecer o retorno de conteúdo pelo vaso sanitário.

 

Mão de obra – Por esses e outros motivos, todas as instalações e manutenções de rede hidráulica e de esgotamento só devem ser feitas por mão de obra qualificada. Um profissional deve ser chamado sempre que o vaso sanitário apresentar sinais de mau cheiro persistente, difícil escoamento ou mesmo transbordamento mesmo após tentativas caseiras de desentupimento. Porém, atenção, não são quaisquer medidas caseiras que podem ser adotadas!

 

O usuário deve ser orientado, primeiramente, a jamais colocar resíduos no vaso, nem mesmo fios de cabelo ou produtos “solúveis” como sabonetes. Depois, ao se deparar com uma situação de possível obstrução, ele pode tentar duas medidas de desentupimento caseiro: mecanicamente, usando um desentupidor de borracha para produzir vácuo no encanamento ou quimicamente. Nesta segunda modalidade, é preferível – em vez de produtos desentupidores industrializados – usar bicarbonato de sódio, vinagre e água quente, pois trata-se de uma mistura com potencial desincrustante. Caso não se obtenha sucesso, é altamente recomendável não prosseguir com tentativas e solicitar ajuda profissional, pois caso contrário a rede do condomínio poderá ser comprometida.

*Jornalista