Estacionamento gera renda extra para condomínio

Estacionamento gera renda extra para condomínio

Por Henrique Soares

Publicado em 18/03/2024

Afinal, como os condomínios podem transformar suas garagens em estacionamentos rotativos e alavancar as contas, valorizar essa área comum e oferecer um conforto extra aos usuários?

Muitos condomínios, principalmente comerciais, já contemplam esse serviço em suas convenções de condomínio entregando aos proprietários o direito de uso em detrimento da vaga demarcada. Quando o estacionamento não está previsto na convenção original é preciso aprovar em Assembleia tomando os devidos cuidados legais e operacionais para não gerar um desconforto aos proprietários das vagas.

Após a aprovação, o estacionamento passará a ser gerenciado por uma empresa terceirizada, que será responsável, principalmente, por todo o fluxo de veículos e pessoas que circularão pelo condomínio. Daí a importância de se ter todo o cuidado quando da escolha da empresa.

Depois de implantado o sistema rotativo os usuários poderão perceber melhoras significativas em alguns pontos, dentre os quais se destacam:

Segurança – todas as placas dos veículos são registradas em sistemas automatizados garantindo o controle de acesso aos veículos. Mensalistas possuem contrato e regras de utilização aderentes às normas do prédio. A responsabilidade por diligenciar os problemas das garagens que antes recaiam sobre os síndicos é transferida para a empresa terceirizada que de posse de seguro garagista se responsabiliza por eventuais ocorrências.

Investimentos – no quesito estrutural existem inúmeras possibilidades de melhoria. A automação vem ganhando cada vez mais espaço por conciliar praticidade e segurança. Reconhecimento facial associado a câmeras de leitura de placa são os queridinhos dos edifícios mais modernos. Investimentos em piso vinílico facilitam a limpeza das garagens, já as placas de sinalização de fluxo ajudam os visitantes a se orientarem. Para grandes garagens e de alto fluxo o mais recomendado são os marcadores aéreos de vagas livres, presente em shoppings centers e que ajudam o usuário a encontrar a vaga para estacionar.

Ganhos financeiros – estacionamentos não geram fluxo, estacionamentos recebem fluxo. Para viabilizar a operação o síndico deve solicitar uma análise de viabilidade prévia uma vez que a demanda está diretamente relacionada a falta de vagas nas ruas, a verticalização do bairro e ao comércio entorno. Uma vez recebido o repasse sobre o faturamento, o síndico pode dar o direcionamento previsto em assembleia. Importante ressaltar que existem parcerias do tipo Repasse sobre Faturamento Bruto, não trazendo nenhum risco de prejuízo ao condomínio que gira entorno de 30% a depender da complexidade e custos fixos da operação. Existe também o Repasse sobre o Faturamento Líquido no qual o condomínio participa do resultado da operação cujo percentual gira em torno de 70%, mas pode ter prejuízo.

Conveniência e conforto – chegar no horário em nossos compromissos é ótimo e todos sabemos disso. O estacionamento traz conforto aos usuários e valoriza o imóvel para locação, principalmente comercial. Todos querem seus clientes bem recepcionados e a primeira impressão geralmente é no estacionamento.

Diante de todas essas informações o síndico deve tomar bastante cuidado ao escolher a empresa parceira. Buscar indicação com outros síndicos e prédios e principalmente solicitar o hall básico de documentos (contrato social, CNDs e etc). A transparência na prestação de contas é de fundamental importância e, nesse quesito, algumas empresas possuem sistemas que acessam em tempo real o faturamento da unidade.

Posto isso é só aproveitar as melhorias que uma boa empresa de estacionamentos pode trazer para seu prédio e tirar do papel aqueles projetos que estavam parados por falta de receita.

*Presidente da Rede Rodo Park