Iluminação natalina requer check-up de instalações elétricas

Iluminação natalina requer check-up de instalações elétricas

Por Cecília Lima

 

Fazer uma ornamentação natalina significa trazer pra perto de si também a esperança por dias melhores e a satisfação em celebrar os festejos de fim de ano. Em dezembro, esta é a oportunidade de embelezar o condomínio e criar um clima de fraternidade entre moradores e colaboradores. O investimento em decoração para o Natal é variável a depender do porte de cada edificação, bem como do interesse dos condôminos, visto que nem sempre isso é uma prioridade.

 

Nesta época do ano, convém reforçar junto a síndicos alguns aspectos que devem ser observados no que se refere à segurança e qualidade dos enfeites adquiridos e instalados. Em primeiro lugar, evite a compra de materiais falsificados ou de procedência duvidosa ainda que esses possuam um custo bastante atrativo. Esses itens têm qualidade e durabilidade inferiores e, além disso, podem conter partículas ou tinturas tóxicas, com metais pesados, que podem fazer mal saúde humana e também de animais domésticos.

 

Check-up – devido à iluminação ornamental, o sistema elétrico do condomínio naturalmente deve sofrer uma sobrecarga, de modo que este é um bom momento para fazer uma revisão da parte elétrica do prédio para checar se tudo está nos conformes e garantir a segurança do imóvel e seus ocupantes.

 

Se a sua edificação já apresenta sinais como superaquecimento de fios, faíscas em tomadas, desarme de disjuntores, queima frequente de fusíveis ou de lâmpadas e choques, fique em alerta, pois são indícios de que alguma coisa já não está funcionando como deveria e, portanto, necessita de imediata vistoria e eventual troca de peças. É hora de agendar manutenção com um especialista!

 

De modo geral, existem 2 tipos de manutenções elétricas: a corretiva e a preventiva. A execução de cada uma dependerá da situação em que se encontra a edificação e da finalidade pretendida. A manutenção corretiva é o estágio final do processo, ou seja, o reparo da falha no sistema: espera o defeito ou a quebra acontecer e, então, aciona uma empresa para consertar, sendo a forma mais cara de proceder, visto que é um quadro imprevisível, pode acarretar paralisações em qualquer momento, comumente momentos inoportunos, necessitando reposição de peças ou até do equipamento inteiro.

 

Preventiva – Temos a manutenção preventiva, a qual evita custos maiores, se antecipando aos problemas. Por meio de vistorias periódicas, ela busca identificar a falha enquanto ela ainda é pequena e é mais fácil e mais barato consertar. Ainda que seja necessário realizar uma manutenção do tipo corretiva, haverá menos transtornos, pois ela será feita de modo planejado, com mínima interferência nas rotinas do condomínio.

 

Além das manutenções, é fundamental orientar moradores e funcionários quanto ao uso correto das instalações, uma vez que muitos acidentes são provocados não pela má conservação do sistema elétrico e sim pela conduta imprópria dos usuários: sobrecarregar tomadas com uso de benjamins (“T”) e vários equipamentos ligados em uma única fonte, conexões irregulares de fiações e cabos, “gatos” elétricos, exposição de fios em áreas molhadas, uso de equipamentos sem certificação do INMETRO, entre outras irregularidades que favorecem acidentes.

*Jornalista