Patologias em prédios condominiais: um desafio à manutenção e valorização

Patologias em prédios condominiais: um desafio à manutenção e valorização

Por Joicimara Tavares

 

Os condomínios residenciais são uma escolha para muitas pessoas que buscam uma moradia. Além de oferecer segurança e comodidade também é a oportunidade de dividir custos e responsabilidades com outros moradores. No entanto, a manutenção de um prédio condominial pode ser um desafio complexo e as patologias estruturais e problemas de manutenção são questões frequentes que afetam não apenas a qualidade de vida dos moradores, mas também a valorização do imóvel.

 

São quatro os tipos mais comuns de manifestações patológicas nas edificações condominiais sejam elas residenciais ou comerciais.

Um dos problemas mais recorrentes em condomínios é a umidade e as infiltrações que podem ser causadas por vazamentos nas tubulações, falhas na impermeabilização ou simplesmente pelo desgaste natural da estrutura ao longo dos anos.

Outras patologias muito comuns são as rachaduras e trincas nas paredes, lajes e fundações que são sintomas de problemas estruturais e que requerem atenção imediata. Podem ser resultado de movimentações do solo ou mesmo falta de manutenção.

Telhado – Problemas na Coberturas com vazamentos no telhado podem causar danos significativos ao interior do prédio, afetando a integridade das estruturas e resultando em custosos reparos.

A rede hidráulica e elétrica também pode causar sérios riscos para o condomínio. Canos entupidos ou quebrados, e problemas elétricos, como sobrecargas, são comuns e podem causar danos materiais e riscos à segurança dos moradores.

Muitos desses problemas podem ser evitados com uma manutenção adequada e ações preventivas. É essencial que os condomínios tenham um plano de manutenção regular que inclua a inspeção periódica de estruturas, encanamentos, sistemas elétricos e coberturas.

Para realizar essa manutenção, a contratação de profissionais qualificados para realizar as inspeções e reparos também é fundamental.

Valorização – A negligência em relação à manutenção de um prédio condominial pode trazer sérios impactos financeiros. Os custos de reparo de patologias estruturais podem ser substanciais e, se não forem tratados a tempo, podem até mesmo levar a interdições. Além disso, um condomínio com histórico de problemas estruturais pode ter seu valor de mercado reduzido, afetando diretamente o patrimônio dos moradores.

 

É responsabilidade tanto dos síndicos quanto dos moradores garantir que o condomínio seja mantido em boas condições e que os recursos necessários estejam disponíveis para resolver eventuais problemas. Com a conscientização e a ação adequada, é possível preservar a segurança e o valor dos imóveis em condomínios residenciais e comerciais.

*Engenheira civil e diagnóstica – @tavareslacerda.eng