Portão eletrônico: cuidados prolongam a vida útil

Portão eletrônico: cuidados prolongam a vida útil

Por Cecília Lima

 

A segurança é um dos motivos pelos quais muitas pessoas optam por viver em condomínios. Nesse sentido, vale destacar que as vias de acesso ao interior do prédio – seja de pedestres ou veículos – devem ser rigorosamente controlados para que se preserve a seguridade local, assim, possuir portões eletrônicos é fundamental para o controle da garagem, sobretudo.

 

Existem no mercado basicamente três tipos de portão automático: portão do tipo basculante (ideal para locais com pouco espaço disponível, gastam menos energia); portões automáticos deslizantes (rola sobre trilhos e é bastante procurado por ser de fácil instalação e necessitar menos manutenção) e, por último, os portões do tipo pivotante (geralmente visto em grandes construções, pois tem o maior custo de instalação entre os três e requer manutenção recorrente).

 

Para garantir o pleno funcionamento desses equipamentos, é necessário, portanto, primeiramente fazer instalação de produtos de qualidade e, posteriormente, proceder as devidas manutenções. Fora isso, alguns cuidados preventivos podem ser tomados a fim de prolongar e a vida útil do portão eletrônico, minimizar as chances de defeito e, consequentemente, diminuir os incidentes em que é preciso recorrer ao modo manual, o que diminui a eficiência e segurança do portão.

 

Limpeza – A primeira recomendação diz respeito à limpeza: deve-se manter o local próximo ao automatizador (motor) sempre limpo e arejado, visando a evitar a proliferação de insetos, bem como o acumulo de umidade. Uma atenção especial deve ser dada quanto à aproximação de cães, especialmente os machos, que podem vir a urinar no equipamento e provocar a oxidação de peças.

 

É fundamental manter os trilhos limpos e realizar a lubrificação das engrenagens do sistema. As condições das roldanas dos portões deslizantes devem ser constantemente vistoriadas, pois se o sistema de rolamento quebra, o portão fica pesado, o que sobrecarrega o automatizador, podendo ocasionar o colapso.

 

Uma preocupação de quem mora em regiões úmidas – principalmente nas zonas litorâneas – é a ferrugem. Outro problema que também leva a essa consequência é o xixi de cachorros. Uma maneira de lidar com isso é recorrendo ao processo de galvanização, também chamado galvanoplastia.

 

Ele consiste no tratamento de materiais no qual se deposita um metal sobre um substrato que pode ser de metal ou não, por meio da redução química ou eletrolítica para proteção da superfície tratada. Isso serve para proteger os materiais do portão contra as ações do tempo ou de causas externas. Outras maneiras de prevenir a ferrugem são a pintura com zarcão e a tinta de fundo, porém menos eficientes que a galvanização.

*Jornalista