Segurança é um trabalho conjunto

Segurança é um trabalho conjunto

Por André Resende

 

 

Quando falamos em segurança predial, o primeiro pensamento que temos é de um segurança armado, usando colete, parado no acesso principal. Entretanto, especialistas em segurança garantem que o trabalho para proteção de um edifício, sobretudo os residenciais, é na verdade uma soma de cuidados que o responsável pela administração do prédio deve tomar para resguardar os bens comuns e particulares de todos aqueles que vivem no espaço.

 

Desta forma, se tratando de um conjunto, o primeiro deles, considerando os condomínios, é o papel do porteiro. Essa função é de total confiança, principalmente no trato com os moradores. A confiança e conhecimento dos moradores por parte do porteiro é algo positivo. Porém, o porteiro tem que manter, acima de tudo, a confiança no seu devido lugar, ou seja, respeitar as normas de segurança.

 

Os assaltos e furtos dentro dos condomínios são frequentes e, por vezes, a falta de atenção ou o desleixo dos porteiros colaboram indiretamente para esses tipos de ocorrência. Mas não é justo culpar apenas um funcionário, ou ainda criar uma situação que exime de responsabilidade as outras pessoas. A segurança do condomínio passa também pelo compromisso de todos, inclusive dos moradores, em adotar rotinas seguras e preventivas.

 

Por isso, o “time do condomínio” deve seguir seu papel. Cada posição segue a sua função para que tudo ocorra bem. Entre novos protocolos de segurança e investimento em pessoal, treinamento e equipamentos, segue a lista com algumas dicas importantes no quesito segurança. Se forem seguidas, totalmente ou a maioria delas, os riscos corridos por todos será reduzido ou anulado:

 

Guarita equipada – sistema de segurança;

 

Porteiros especializados, treinados e reciclados;

 

Parceria com Condomínios vizinhos;

 

Identificação do visitante;

 

Entregas, somente com a presença do morador na portaria e não no apartamento;

 

Observar a saída ou entrada do morador no Condomínio, pois pode haver pessoas estranhas;

 

Na hora de colocar o lixo (lixeira interna ou externa) e limpeza (externa) todos os portões devem estar fechados;

 

Porteiro não deve abandonar o posto (guarita);

 

Prestadores de serviço e/ou mão de obra especializada quando em apartamento, o condômino deve acompanhar e o Condomínio, na figura do porteiro ou zelador, anotar o nome e número do RG do prestador;

 

Na portaria evitar aglomerações, conversas fiadas e bate-papos;

 

Não falar sobre hábitos dos Condôminos;

 

Deixar lista de convidados na portaria quando houver festa;

 

Condômino quando contratar babás, cuidadores e motoristas devem exigir documentação e antecedentes;

 

Condômino deve deixar autorização por escrito sobre quem deve entrar em seu apartamento, quando necessário;

 

Identificação dos veículos;

 

Carros de prestadores de serviços identificados e acompanhados, caso contrário, verificar Convenção e Regulamento Interno;

 

Carros de visitantes identificados com crachá, quando autorizados, verificar na

Convenção e Regulamento Interno.

 

A lista é grande, mas o resultado da implementação dela é suficiente para que todos os moradores e funcionários estejam plenamente seguros. Cada dica citada acima é fundamental para a vida tranquila de todos no condomínio. O objetivo é fortalecer o trabalho coletivo (condomínio, condômino e o síndico), que tem a função de apresentar condições preventivas para minimizar riscos. A vida e a tranquilidade de seus familiares, vizinhos e amigos dependem desses cuidados que somente nós mesmos poderemos adotar e praticar.