Tecnologia melhora a comunicação no condomínio

Tecnologia melhora a comunicação no condomínio

Por Simone Gonçalves

Publicada em 02/01/2024

É fato que a desinformação atrapalha muito uma gestão, assim é fundamental o síndico buscar alternativas para agregar valor ao ambiente coletivo. Ao trabalhar de forma eficiente a comunicação interna nos condomínios viabiliza-se a boa convivência, comodidade e segurança para coletividade condominial.

 

Quando falamos em transformação digital nos condomínios estamos falando da utilização de ferramentas tecnológicas que simplificam e otimizam processos do dia a dia. Empresas especializadas disponibilizam ao mercado condominial tecnologia que facilitam a vida de síndicos e condôminos, oferecendo diversos benefícios para a gestão condominial. Dentre eles podemos destacar os aplicativos para celular, identificação por biometria, soluções em nuvem, armários inteligentes, totem para acesso veicular, dentre outros.

 

Comunicação – Independentemente do tamanho do condomínio, cada vez mais o acesso de informações importantes tem dispensando a consulta pessoal do condômino com o síndico. O quadro de avisos, presente na grande maioria dos condomínios, ainda é o principal meio de facilitar a comunicação com os condôminos.

 

Manter uma boa comunicação interna nem sempre é fácil, por isso, muitos síndicos tem se empenhando em substituir o quadro de avisos pelo Mural Digital. Isso porque este sistema de comunicação utiliza monitores, adaptáveis a vários tipos de espaços, que exibem uma programação já predefinida com um conteúdo de interesse dos condôminos, síndico, funcionários e prestadores de serviços.

 

Essa substituição facilita muito a comunicação interna porque os condôminos também podem acessar informações sobre o dia a dia do condomínio, na hora que quiserem. O Mural Digital é de extrema utilidade, pois através dele o síndico poderá comunicar assembleias, obras, manutenções, mudanças, etc…

 

Também poderá realizar campanhas de conscientização, uma vez que é importante trabalhar com os condôminos a sua importância na administração do condomínio que residem. E, ainda, utilizá-lo como meio de gerar receita para o condomínio, uma vez que diversas empresas pagam por espaços em Murais Digitais.

 

Onde instalar? – E qual melhor local para instalar o Mural Digital no seu Condomínio? A comunicação interna deve ser realizada de forma recorrente, clara e objetiva, incentivando assim o interesse dos condôminos em informar-se. Por isso é importante ressaltar que o síndico deve buscar somar canais de comunicação a fim de atingir o maior número de condôminos como estratégia para aumentar a taxa de leitura.

 

Como o Mura Digital é um sistema de comunicação interno bem prático e atrativo, em razão de suas telas, os locais de instalação do devem ser sempre de fácil acesso! Os principais locais utilizados para instalação são elevadores, portaria e hall de entrada, isso porque nestes locais o fluxo de pessoas é grande, possibilitando que a informação interna se espalhe de forma efetiva.

 

Além disso, os Murais Digitais também disponibilizam alternar as informações condominiais e músicas, tornando o local mais agradável.

 

Cuidados – Já vimos que uma das melhores maneiras de realizar uma gestão condominial transparente é através da comunicação e a tecnologia em condomínios é uma das grandes tendências do segmento. Diante desse cenário, os síndicos mais antenados buscam adaptar os prédios que administram ao futuro.

 

Ter um canal de comunicação atrativo e prático no condomínio facilita o dia a dia do síndico, porém há questões delicadas que não devem ser inseridas no Mural Digital, como por exemplo, lista de inadimplentes. É muito importante também o síndico ficar atento aos textos, ou seja, a forma de comunicar determinado assunto, evitando textos grosseiros ou que dê margem a interpretações diversas, evitando mal entendidos e até problemas jurídicos. Muito cuidado!

 

Assim, quando o síndico optar por utilizar o Mural Digital como meio de comunicação com os condôminos, deve ter ciência que as regras sobre a utilização do mural devem ser claras e objetivas sobre o que pode e o que não pode.

 

Atenção também se optar por utilizar anúncios de terceiros, os quais se não estiverem de acordo com as regras estabelecidas para a utilização do mural devem ser removidos imediatamente.

 

O digital está transformando o mundo condominial. No entanto, não existe o “melhor recurso tecnológico”, pois essa questão depende do perfil de cada condomínio. Fato é que a tecnologia quando bem utilizada ajuda na realização de uma boa administração! Independente da forma que o síndico escolher comunicar-se, a busca pelo aperfeiçoamento desta comunicação deve ser uma de suas prioridades.

 

Como é a comunicação no seu condomínio hoje?

 

*Advogada Especialista em Direito Imobiliário e Condominial – contato@simonegoncalves.com.br