Terceirização de zeladoria visa à otimização de serviços

Terceirização de zeladoria visa à otimização de serviços

Por Cecília Lima

 

Entre os deveres atribuídos a um zelador de condomínio, espera-se que ele desenvolva algumas funções: transmitir ordens do síndico para outros funcionários e fiscalize o cumprimento dessas; supervisione o trabalho de limpeza e o estado geral de higiene do prédio; inspecione áreas internas e externas a fim de detectar necessidade de manutenções; cheque condições de funcionamento de elevadores, do sistema elétrico e hidráulico e comunique ao síndico ou à administradora qualquer irregularidade no condomínio.

 

Em suma, como o próprio nome sugere, o zelador deve zelar pelo cumprimento do regimento interno do edifício, pela conservação predial e coordenar eventuais manutenções necessárias. Este cargo é, portanto, importantíssimo, pois funciona como “braço direito” do próprio síndico, ajudando-o a manter a locomotiva do condomínio nos trilhos e tudo seguindo como se deve.

 

Terceirização – Pensando em reduzir custos operacionais e otimizar serviços, muitos condomínios estão optando pela terceirização da zeladoria. Com este tipo de contratação, substitui-se o pagamento de encargos previdenciários, trabalhistas e administrativos (além de toda a burocracia) pelo pagamento de mensalidade à empresa de zeladoria, a qual sempre terá profissionais disponíveis. Isso também é uma vantagem na hora de trocar com maior facilidade um funcionário que não tenha se adaptado ao prédio, sem precisar rescindir contratos e pagar multas.

 

As empresas de terceirização de serviços de zeladoria costumam ofertar mão de obra qualificada para os mais diversos tipos de manutenções necessárias à conservação predial: higiene, serviços em altura, jardinagem, serviços elétricos e hidráulicos, etc. Desse modo, o síndico contará com um suporte ao qual recorrer sempre que necessitar realizar algo em seu condomínio.

 

A zeladoria do condomínio envolve grandes responsabilidades e, podemos dizer, consiste no maior “peso” da gestão do condomínio. É a lida diária dos problemas do cotidiano. Contar com uma equipe especializada para conduzir a rotina vale muito a pena e, por isso, muitos síndicos já optam pela terceirização da zeladoria, como forma de otimizar suas gestões e torna-las mais eficientes.

 

Escolha – Na hora de escolher uma empresa deste nicho, procure saber as referências no mercado e, sempre que possível, relatos de outros síndicos, Google, redes sociais e no site Reclame Aqui. Pesquise na internet se ela possui expertise na área, ou seja, se já tem experiência em ofertar o serviço de zeladoria terceirizada.

 

Os contratos deverão ser detalhados, extinguindo a figura do “faz tudo” e adotando um nível maior de formalidade nas relações de trabalho. O documento deve discriminar com o máximo de detalhes as atividades a serem desempenhadas, o que a empresa fornece. Termos genéricos como ‘serviços gerais’ devem ser evitados.

*Jornalista