Use a tecnologia para facilitar seu dia a dia?

Use a tecnologia para facilitar seu dia a dia?

Por Simone Gonçalves 

Publicado 01/02/2024

 

O dia a dia do Síndico não é fácil. Porém, a tecnologia pode ser uma grande aliada auxiliando nas rotinas e possibilitando uma administração eficiente e transparente.

 

Não é novidade que o uso de ferramentas tecnológicas tem se multiplicado nos condomínios, facilitando a vida condominial. Isso porque, através delas é possível o síndico gerenciar tarefas, colaboradores, definir prazos e prioridades, dentre outros, tudo podendo ser adequado ao perfil de cada condomínio.

 

Onde começar? – Poderá iniciar por aplicativos simples e com versão gratuita! Diante das múltiplas possibilidades de interação, cada vez mais síndicos e condôminos, têm se interessado pelo uso de “apps”, pois além de reduzir custos, também é possível reduzir a sobrecarga de trabalho. Assim, com tanta variedade no mercado tecnológico, não há dificuldade em encontrar aplicativos para facilitar a vida condominial.

 

Veja três dicas de “apps” que facilitam o dia a dia do Síndico:

 

Para organizaçãoO Trello é uma ótima ferramenta para organizar e gerenciar a rotina diária do síndico, pois é possível criar listas, checklists, quadros e outros.

Tudo que o Síndico precisa para otimizar estratégias e realizar um trabalho produtivo é possível através desta ferramenta.

 

O Trello possui plano pago e plano gratuito. O bom é que na versão gratuita é possível utilizar as principais funcionalidades da ferramenta, podendo inserir textos, anexar arquivos, agendar datas para tarefas, etc. O síndico pode ainda integrar o Trello com outras ferramentas, facilitando a comunicação com a equipe de colaboradores, conselheiros, fornecedores, etc, pois é possível compartilhar tarefas com outros usuários.

 

Esse aplicativo permite que a gestão do condomínio seja realizada de forma prática e está disponível para Android e IOS.

 

Para reuniõesO Google Agenda é uma ferramenta simples e intuitiva que permite aos síndicos organizarem compromissos, reuniões e as assembleias do condomínio. A ferramenta é vinculada a conta do Gmail, apresentando todos os meses do ano, inclusive com marcação dos feriados nacionais. Os feriados estaduais e municipais devem ser adicionados pelo próprio Síndico.

 

Além disso, permite também agendamento de videoconferências pelo Google Meet.

Desse modo, o síndico ao realizar os agendamentos já pode adicionar os demais participantes da reunião, os quais irão receber o link com dia e horário. O síndico pode ainda, incluir textos, anexos, dentre outras funcionalidades que a ferramenta oferece. Está disponível para Android e IOS!

 

Para comunicaçãoO Whatsapp é o app de troca de mensagens instantânea mais popular do Brasil. O síndico poderá utilizar este aplicativo para realizar comunicações internas urgentes e importantes do condomínio, já que dificilmente algum condômino não o terá instalado no celular.

 

É também, a ferramenta mais utilizada pelos síndicos para contato com colaboradores e pessoal externo. No entanto, a sugestão é o síndico optar pela versão WhatsApp Business! Assim, não vai precisar compartilhar seu contato pessoal, como também, esta versão possui mais recursos que a tradicional.

 

A versão Business permite inclusive restringir conversas apenas para horário comercial, além de criar listas de transmissão, que permite enviar mensagem uma vez para todos do grupo, entre outras vantagens. A dica de ouro aqui é estabelecer regras para o uso do grupo, evitando conflitos com informações irrelevantes para o condomínio, bem como possível condenação judicial por danos morais, por exemplo!

 

Síndico, se você deseja começar a inovar na gestão do seu condomínio, aproveite os “apps” disponíveis no mercado. É importante pesquisar preços e as funcionalidades de cada aplicativo, lembrando que há ferramentas gratuitas que cumprem a função sem custo ao condomínio. Com o uso de aplicativos adequados ao perfil do condomínio o síndico consegue organizar o dia a dia de um jeito muito simples e prático!

* Advogada Especialista em Direito Imobiliário e Condominial – contato@simonegoncalves.com.brwww.simonegoncalves.com.br