As boas e sempre válidas regras de convivência

As boas e sempre válidas regras de convivência

Civilidade, respeito, responsabilidade e empatia são premissas básicas para que se possa desfrutar de uma convivência pacífica dentro do condomínio. A mistura de tantas pessoas com culturas, costumes, ideias e opiniões distintas às vezes pode ser uma fórmula explosiva quando se reúne tudo isso em um espaço comum a ser compartilhado. Por isso, algumas regrinhas devem ser sempre lembradas em nome do convívio equilibrado.

 

Pensando nisso, elencamos alguns itens que merecem ser observados, como um manual da boa convivência a ser seguido. É válido divulgar essas regras em espaços visíveis para que todos os moradores sejam sempre lembrados de que têm sua parcela de responsabilidade na harmonia do coletivo.

 

Barulho – conversas em tom elevado, música mecânica ou ao vivo, televisão em volume alto, sapatos ruidosos no piso, arrastar móveis são exemplos de algumas atividades que produzem barulho. Essas e outras devem ser evitadas fora do horário permitido. Respeite as horas de silêncio do condomínio.

 

Lixo – cada condômino é responsável pelos resíduos que produz e deve lhes dar a destinação correta. Não jogue papéis, bitucas de cigarros ou quaisquer outros tipos de lixo pela janela. Todo material deve ser devidamente ensacado e descartado no local adequado.

 

Funcionários – Todos os colaboradores do condomínio devem ser tratados com cordialidade e respeito. Lembre-se que nenhum deles está la ao seu serviço exclusivamente, portanto não devem ser solicitados para desempenhar tarefas particulares em horário de expediente.

 

Animais – Os Pets são permitidos desde que estejam em condições de saúde adequadas que não ofereçam riscos aos demais condôminos. Eles devem ser conduzidos com guia em todas as ocasiões, de preferência utilizando elevadores de serviço (se esses existem no prédio). Todos os excrementos ou demais sujeiras produzidas pelo animal devem ser limpas pelo dono.

 

Garagem – se a garagem tem vagas fixas para cada unidade, isso deve ser respeitado. É extremamente mal educado que um morador ocupe a vaga de outro, ainda que essa não esteja sendo usada. Caso a garagem do prédio seja em regime rotativo, a periodicidade das trocas deve ser obedecida. Ninguém pode ocupar permanentemente uma vaga que é coletiva. Estacionar respeitando os limites da vaga é outra dica importante para evitar conflitos.

 

Elevadores – trata-se de um equipamento de uso coletivo, portanto nenhum morador pode monopolizar, ficar segurando o elevador para uso exclusivo. As finalidades de cada elevador – se social ou de serviço – devem ser respeitadas. Além disso, gestos de cordialidade são sempre bem-vindos: cumprimentar, segurar a porta para o outro, priorizar idosos e pais com crianças de colo.