História de hoje: O pinga-pinga do ar do vizinho

História de hoje: O pinga-pinga do ar do vizinho

Quem consegue dormir com o ar-condicionado do vizinho pingando? Isso tem sido um pesadelo na vida do nosso leitor Jorge Ramos que mora na Vila da Penha, RJ. Aqui ele nos conta sobre o caso e pede ajuda para saber o que mais pode fazer.

“O meu ventilador estava perdendo para o calor da noite de dezembro no Rio de Janeiro. E minha vizinha ligou o ar-condicionado dela. Quase que de imediato, pensei o quanto seria ruim para eu dormir naquela noite. O ar pinga no alumínio da minha janela e o barulho se torna insuportável ao longo da noite. Interfonei para ver se ela poderia desligar porque eu estava com dores de cabeça e preciso dormir bem! Ela fez queixas ao síndico dizendo que gritei com ela. Não aguento mais isso.”

Jorge, no nosso país tropical, esse é um caso clássico na mediação de conflitos. O pinga-pinga constante no metal é um barulho que aborrece a todos. E sempre temos em mente que o direito de um termina onde começa o do outro. Mas, nem sempre a outra pessoa entenderá a sua necessidade de cessar o barulho se isso não for apresentado a ele como um transtorno. O mediador formado/capacitado facilita a conversa entre vocês para que possam se ouvir e falar  as suas versões sobre a questão, possibilitando a compreensão e vai facilitar que decidam entre vocês como resolver o problema. E de forma amigável. Sem precisar ir para a justiça.

Numa situação muito parecida com a sua, ajudamos os vizinhos a darem um jeito no pinga-pinga que foi desviado por uma mangueira para uma área comum do prédio e colando uma espuma sobre o metal do ar para amortecer o barulho de um possível novo pingamento, em caso de entupimento da mangueira. Dessa forma, o incômodo parou de ser uma perturbação diária.  A instalação de um dreno também foi definido por eles depois da nossa mesa de negociação.

Uma outra questão que envolve instalação de novos aparelhos é o barulho do motor. Um outro caso recente – que ajudamos a mediar – envolveu a colocação de espumas ao redor do ar-condicionado para suavizar a trepidação e abafar o barulho.

É preciso observar ainda a fiação elétrica do edifício para que não gere sobrecarga. Um cliente nosso que teve problemas com instalação do ar-condicionado, teve que trocar o aparelho por outro de menor capacidade porque sempre que deixava muitas horas ligado acabava derrubando a energia de toda a coluna do edifício. Imagina o transtorno para a vizinhança!

Como vemos, a mediação condominial auxilia que as pessoas pensem em possibilidades e caminhos de resolução de conflitos para melhorar as relações e trazer harmonia para o convívio.

Diversos condomínios já possuem convênio com câmaras especializadas. Procure saber se a sua administração já fez essa parceria. Caso ainda não tenha, sugira ao síndico(a) que conheça a mediação de conflitos, um modelo tão novo previsto nas leis brasileiras quanto eficaz e rápido.