Pode colocar no balancete do condomínio os números dos apartamentos dos devedores de condominio.


Primeiramente, vamos entender o que é o balancete condominial, podemos fazer uma analogia como se ele fosse uma “fotografia” da saúde financeira do condomínio. Normalmente, o (a) Síndico (a) fixa esse demonstrativo no mural ou na área comum do condomínio, e muitas vezes compartilhado no grupo de whatsapp dos moradores.

Sendo um resumo de todas as despesas e receitas do condomínio, deve detalhar também o valor inicial e final de determinado período, geralmente, referente ao mês vincendo.

Porém, muito cuidado ao realizar o apontamento das unidades inadimplentes.

Aqui, o interessante é que exibição dos valores em aberto estejam sinalizados na totalidade em “vermelho”, sem que para tanto exista o apontamento exato das unidades e nomes dos moradores/proprietários.

O problema está na exposição dos dados pessoais do inadimplente, na realização de cobrança vexatória, por isso recomenda-se muita discrição na divulgação dessa informação, principalmente, se for anexar esse balancete no quadro de avisos do condomínio.

 

Dra. Pâmela Gontijo – pamelagontijo.adv@gmail.com

 


2 Respostas

  1. Vania M Gomes disse:

    Bom dia, dra, gostei d comentário, mas a administradora do meu prédio continua botando o unico Apt devedor na boleta q recebemos p pagamento d condomínio, e este apto está sobre judice na fase final, portanto minha pergunta é :
    pode botar esse esse apto n boleta de pagamento?
    O proprietário desse apto pode entrar contra o condomínio por danos morais? Me esclareça, e desde já te agradeço ,obrigado.

    • belohorizonte disse:

      O Balancete é uma prestação de contas parcial muito utilizada pelos síndicos e administradoras para dar uma transparência na administração. Inserir o nome da unidade no balancete não tem problema, desde que esse documento seja encaminhado somente aos condôminos e não seja exposto em local que outras pessoas tenham acesso.

Deixe o seu comentário!