6 Dicas para garantir a segurança das crianças no condomínio

6 Dicas para garantir a segurança das crianças no condomínio

Crianças saudáveis possuem muita energia para brincar e é recomendável que se explorem suas potencialidades, seja por meio de esportes ou brincadeiras individuais ou coletivas, estimulando a interação com outras crianças. Contudo, dentro do condomínio, essas atividades devem seguir regras, para garantir a segurança dos pequenos e também preservar a rotina do prédio. Confira dicas de cuidados para evitar acidentes:

 

  • Vistoria e manutenção de playgrounds

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) possui a NBR 16071-7:2012 a qual dispõe sobre regras para inspeção, manutenção e utilização dos playgrounds – os conhecidos “parquinhos” de criança. Tais normas técnicas devem ser seguidas a fim de evitar acidentes envolvendo essa estrutura que é de responsabilidade do condomínio.

 

  • Garagens e carros

Não é aconselhável que crianças brinquem dentro ou próximo das garagens do condomínio, uma vez que há circulação de veículos, trazendo o risco de atropelamentos. Os condutores de carros ou motos também devem ter muita atenção dentro das garagens e controlarem a velocidade para evitar acidentes.

 

  • Piscinas

O ideal é que as crianças não tenham acesso à piscina sem estar acompanhada por um adulto responsável. Para isso, é recomendável que esse ambiente de lazer do condomínio esteja de certa forma isolado, com cerca e um portão, por exemplo. Brincadeiras ao redor da borda escorregadia da piscina devem ser proibidas, para evitar quedas.

 

  • Janelas e parapeitos

Telas de proteção são importantes para aberturas em lugares altos. Elas devem ser instaladas por profissionais, usando materiais resistentes à tração e ressecamento. Essa proteção é importante para evitar quedas e possíveis acidentes fatais.

 

  • Elevadores

Deve-se evitar que crianças com menos de 10 anos usem o elevador sem estar acompanhada de um adulto. Além disso, outros cuidados ajudam a diminuir as chances de acidentes: colocação de placas de advertência no térreo durante a manutenção, desligamento da chave geral, para o elevador não andar enquanto sofre os reparos. Também é uma boa medida pedir para o porteiro comunicar as unidades para interromper o uso.

 

  • Escadas

Este também não é um local adequado para brincadeiras, devido ao risco de quedas e também por obstruir a passagem de outros moradores. As crianças devem ser orientadas a não irem para as escadas do condomínio.