Nossa mensagem


Em outubro, dia 15, é lembrado o Dia do Consumo Consciente. A data visa ampliar o debate acerca de hábitos sustentáveis e mudanças positivas de atitude que ajudam a minimizar as agressões que causamos diariamente ao meio ambiente por meio de nossas ações.

 

O simbolismo da data deve servir para repensarmos como vão nossos hábitos de consumo. Gastamos mais que o necessário? Buscamos otimizar os recursos? Esses hábitos geram maiores consequências ao meio em que vivemos? Cada cidadão deve fazer essa análise e ponderar o que pode ser melhorado.

 

O condomínio é um cenário de convivência social. A tolerância e o bom senso devem ser práticas constantes para quem escolhe viver nesse tipo de habitação. Afinal, é preciso ter em mente que tudo o que se faz pode sim ter repercussões no coletivo, seja para o bem ou para o mal.

 

Logo, se o condomínio toma a frente e assume uma postura de consumo mais consciente, é natural que o exemplo se repita nas unidades. O uso racional de energia e água, bem como o tratamento dos resíduos através de coleta seletiva são bons exemplos a serem postos em prática.

 

Com a crise hídrica na qual várias regiões do Brasil se encontra, a economia e reaproveitamento da água vem sendo um tema bastante abordado ultimamente. A implantação de sistemas de reuso de água de chuva e daquela descartada por máquinas de lavar alcançou muitos condomínios brasileiros, uma vez que o ganho é duplo: economiza-se na conta no final do mês e também se contribui para a preservação desse recurso tão necessário à vida.

 

A preocupação com o uso da água vem pautando também as políticas públicas e os dispositivos legais. Um exemplo disso é a capital mineira, Belo Horizonte, cuja Câmara Municipal recentemente aprovou leis que determinam instalação de sistemas de reuso de água cinza em prédios públicos e privados e também a individualização de hidrômetros em condomínios.

 

Esse e outros temas são abordados nessa edição do Jornal do Síndico. Boa leitura!