5 Hábitos para um jardim perfeito

5 Hábitos para um jardim perfeito

Ter uma área verde dentro do condomínio faz toda a diferença não apenas no que diz respeito ao aspecto visual, devido ao potencial embelezador dentro de um projeto de paisagismo, mas também ao conforto térmico proporcionado em meio ao excesso de concreto e materiais sintéticos dos centros urbanos. O jardim traz beleza, frescor e minimiza o estresse cotidiano, portanto agrega valor ao imóvel.

 

Tal investimento demanda cuidados. Manter plantas saudáveis e bonitas o ano inteiro requer principalmente, atenção e dedicação da parte de quem executa a manutenção, não é tão dispendioso e deve ser procedida com cuidados periódicos, pois é sempre bom lembrar: plantas são seres vivos.

 

Lembre-se que assim como lindas plantas, bem cuidadas, deixam uma ótima impressão ao visitante, o inverso também é verdadeiro: um jardim desleixado e feio transmite uma péssima impressão do condomínio. Desse modo, é indicado criar uma rotina de cuidados, fundamental para manter sempre uma boa aparência das plantas. Confira 5 hábitos essenciais para um jardim perfeito.

 

  • Poda – o período mais recomendável para poda é o inverno, entre os meses de maio a agosto, pois é naturalmente quando as árvores e arbustos perdem parte de suas folhas e geralmente não estão em fase de brotamento de flor e fruto. Ramos secos ou com aparência doente devem ser eliminados para preservar a saúde da planta. Antes de realizar a poda de árvores, mesmo dentro do condomínio, consulte se o seu município possui uma legislação para isso.

 

  • Rega – antes de determinar a quantidade e a periodicidade das regas, é importante conhecer bem as suas plantas, pois cada uma possui uma demanda específica e a água em excesso ou escassez podem ser prejudiciais. Em períodos de calor, devido à evaporação, o aporte de água deve ser reforçado.

 

  • Fertilizante – para obter melhores resultados e assim ter um jardim ainda mais belo, uma boa estratégia é fazer a reposição de nutrientes na terra onde as plantas estão. Isso pode ser feito comprando produtos em lojas específicas ou mesmo artesanalmente com materiais orgânicos oriundos da própria poda do jardim ou da coleta seletiva do condomínio.

 

  • Limpeza – é natural que o jardim produza seus próprios resíduos, que não devem ser confundidos com “sujeira”, pois tudo isso faz parte da natureza: folhas secas, frutas estragadas, galhos secos, etc. Regularmente, esse material deve ser recolhido. Também é válido lembrar que a poluição com outros materiais jogados pelos condôminos a exemplos de papéis, embalagens de produtos, sacolas, devem ser terminantemente proibidos.

 

  • Combater pragas – mesmo com cuidados, as plantas podem sofrer com o ataque de visitantes indesejados: fungos e insetos, principalmente, os quais devem ser prontamente combatidos antes que se alastrem. O tipo de combate vai depender de qual agente está infestando o jardim, bem como a intensidade do ataque. Para solucionar, pode-se recorrer a remédios orgânicos ou inorgânicos, de toxicidade variável.