Manutenção

Manutenção

Falta de manutenção em elevadores pode provocar acidentes

 

 

            A idosa Maria do Socorro Fernandes de Oliveira, de 70 anos, faleceu após ser vítima de um acidente em um elevador no prédio residencial onde morava seu filho. O incidente ocorreu na cidade de João Pessoa (PB), em 1º de outubro, data que coincide com o Dia do Idoso.

 

Os cabos de suspensão se romperam e o elevador despencou do segundo andar ao térreo com a idosa dentro dele. Maria do Socorro sofreu fraturas expostas nas pernas e outros ferimentos. Ela chegou a ser conduzida ao hospital, mas não resistiu à gravidade dos traumas e morreu.

 

Os elevadores são equipamentos já bastante popularizados em edificações comerciais e residenciais que proporcionam maior conforto e agilidade aos seus usuários. Porém, é necessário lembrar que, assim como qualquer outra máquina, eles precisam passar por vistorias e manutenções periódicas para garantir a qualidade e segurança de seu funcionamento.

 

Caso contrário, desobedecendo o calendário de vistorias, corre-se o risco de se assistir a tragédias como a citada no início desta matéria. É válido também ressaltar que, em caso de negligência comprovada, o síndico pode ser responsabilizado por possíveis acidentes que venham a ocorrer.

 

É obrigação do síndico providenciar as manutenções mensais dos elevadores e estas devem obedecer a um rigoroso controle de qualidade, portanto, a contratação de empresas especializadas no serviço com credibilidade reconhecida é o primeiro passo para assegurar a “saúde” e funcionalidade dos elevadores.

 

Administradores de condomínio precisam estar muito atentos na hora de fechar contrato com uma empresa se assistência a elevadores. Ela necessita de critérios mínimos para operar: Possuir engenheiro responsável, ter registro no CREA, atendimento em todos os dias do ano (sem exceção), 24 horas por dia. Um contrato de manutenção básica (sem incluir peças e componentes) custa em média atualmente R$ 500,00 por elevador.

 

Atualmente, todos os estabelecimentos com elevadores devem obedecer à NBR 15.597 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A norma foi revista em 2008 e trouxe avanços significativos, estabelecendo regras para a melhoria da segurança dos elevadores de passageiros existentes, com o objetivo de atingir um nível equivalente de segurança equivalente a um elevador recentemente instalado.

 

A manutenção completa inclui a limpeza e lubrificação de peças, teste do alarme e intercomunicadores e análise de todo o equipamento de elevador para garantir que é seguro e está funcionando corretamente. Fazendo isso, as chances de danos irreparáveis a uma peça – ou ao todo – são mínimas. A lógica é a de gastar um pouco todos os meses com prevenção para evitar um gasto maior no futuro.