Comunicação com funcionários é fundamental em tempos de crise

Comunicação com funcionários é fundamental em tempos de crise

O síndico exerce dentro do condomínio mais que a função de administrador, ele é também um líder e como tal precisa estar à frente de uma equipe, gerenciando processos e orientando condutas. Nessa perspectiva, a comunicação desse gestor com seus colaboradores é um eixo fundamental no equilíbrio do condomínio em todas as situações, mas se faz mais necessária ainda especialmente em situações críticas.

A pandemia de Covid-19 instalou uma crise sem precedentes no Brasil e, de uma hora para outra, todo mundo precisou se adaptar a novas rotinas inesperadas, e os síndicos tiveram um desafio imenso pela frente, onde algumas estratégias fizeram a diferença.

O síndico é uma pessoa só e é impossível dar conta de todas as demandas de um condomínio sozinho. Portanto, ele precisa saber delegar tarefas. Entretanto, não basta “entregar” uma obrigação a cada funcionário e esperar que tudo se encaminhe, o bom gestor é aquele que acompanha os processos, sabe o que cada um dos seus colaboradores está fazendo e se comunica bem com cada um deles.

Conhecer os próprios funcionários faz toda a diferença! Então é importante que o síndico ou síndica tenha essa proximidade, estabelecer confiança, tratar com cordialidade e profissionalismo. O funcionário precisa receber ordens específicas e precisas do seu gestor, para saber exatamente como deve proceder, especialmente quando a situação atual apresenta novos determinantes que não havia anteriormente. Se possível, deixe as novas orientações por escrito.

Outro ponto recomendável é ter o feedback, isto é, o retorno das atividades demandadas. Sempre que ordenar um serviço, o síndico deve, posteriormente, buscar saber como isso foi executado, tentando identificar fragilidades ou dificuldades que o funcionário está enfrentando para desenvolver seu trabalho e assim tentar resolver.

Para isso, mais uma vez, reforça-se a necessidade de haver um canal aberto de diálogo entre síndico e funcionários. É preciso que o síndico esteja disponível para uma comunicação ampla, que não se coloque em um patamar de superioridade, caso contrário, será sempre o último a saber dos problemas do condomínio, o que é pior para ele mesmo.