Conta de água: líder em reclamações nas assembleias

Conta de água: líder em reclamações nas assembleias

Estima-se que menos de 15% dos edifícios residenciais da cidade de São Paulo tenham medidores individuais de água e por isso as reclamações são campeãs

 

A individualização da água ajuda a resolver um problema de custo e gasto de forma descompensada. Em geral, a conta de água representa 25% do valor da taxa condominial, ou seja, é um dos maiores custos. Uma pessoa que mora sozinha não acha justo pagar o mesmo valor pela água consumida por uma família de cinco pessoas, por exemplo.

A solução para acabar com a polêmica é individualizar a cobrança, assim como é com a energia elétrica. Edifícios novos já são entregues com a infraestrutura pronta para a instalação do sistema de medição por unidade. No entanto, tal implantação e gestão é de responsabilidade dos condôminos, se assim for decidido, o que requer investimentos. Já nos prédios antigos, que precisam de adaptações, o aporte é ainda maior.

De acordo com Eduardo Lacerda, diretor geral de uma multinacional alemã que faz a implantação e gestão dos projetos de medição, afirma que a cobrança de água por unidade pode ter uma excelente relação custo-benefício e resultar na valorização e liquidez do imóvel. A economia mensal é de até 40% para quem gasta abaixo da média de seu prédio, algo como 70% dos apartamentos.

“Quem gasta pouco, paga pouco. Quem gasta muito, tende a economizar, pois o impacto da conta leva à maior conscientização e a mudança de hábito. Todos saem ganhando”, explica.

Para a implantação da medição individualizada de água, alguns cuidados são fundamentais, evitando problemas pós-instalação.

Seguem algumas dicas importantes:

Visite a sede de cada empresa e certifique-se que elas têm infraestrutura adequada;

Analise a documentação da empresa e peça uma cópia do contrato social, pois a responsabilidade social do prestador de serviço, em caso de acidente, é proporcional ao capital que consta no contrato social. “Não esqueça de conferir o seguro de responsabilidade civil da empresa e certidões atualizadas”, lembra Eduardo;

Busque conhecer outros condomínios onde o sistema a ser contratado já está implantado;

A melhor opção é ter um único provedor para todo serviço de individualização de consumo, desde os medidores até o sistema de gestão. “Em caso de problemas, é preciso acionar apenas um responsável. Outro detalhe importante: peça que a nota fiscal da venda de todos os componentes seja emitida por este único provedor, inclusive dos medidores, em caso de problema, o condomínio vai acionar o fornecedor da solução de individualização” elucida;

É fundamental averiguar se os equipamentos estão certificados pelo INMETRO e Anatel, no caso de medidores com rádio acoplado. Tubulações e conexões devem ser de primeira linha;

Averigue se os medidores têm rádio acoplado sem cabos para a transferência de dados, que é a melhor tecnologia da atualidade. “Muitos sistemas apresentam problemas por não terem tecnologia adequada e acabam gerando prejuízos invés de economia”, finaliza Lacerda.