Dicas para um verão saudável

Dicas para um verão saudável

O clima favorece, o trabalho dá uma folga no feriado de Carnaval e todo mundo aproveita para curtir o verão! No entanto, é preciso estar atento à saúde na estação mais quente do ano. Isso porque há alguns transtornos que são mais fáceis de surgir nessa época do ano. O bem-estar de crianças e idosos também deve ser foco de atenção no verão. Cuide-se!

Um dos aspectos mais importantes para preservar a saúde no verão é a reposição de água no organismo, uma vez que a elevação das temperaturas ambientais faz aumentar a perda de água através da transpiração. O aumento do suor promove a maior perda de líquidos corporais, podendo levar à desidratação. De igual modo, a excessiva exposição ao sol também pode causar perda de água e queimaduras de pele.

Outro meio pelo qual se perde água, elemento fundamental para o funcionamento do organismo, é a diarreia. No verão, o clima também propicia maior risco de contaminação de alimentos, criando a situação ideal para proliferação de microrganismos causadores de doenças. A já conhecida “dor de barriga” pode fazer você perder muito líquido e desidratar sem perceber. O vômito também é outro canal para perda de água, nesses casos.

Para curtir o verão e especialmente esse mês de feriado do Carnaval com a saúde em dia e disposição total, algumas dicas são válidas. A primeira e mais importante delas é beber bastante líquido, de preferência água ou bebidas isotônicas. Para não esquecer isso, é válido transportar consigo sempre uma garrafinha e beber com constância, ainda que não esteja sentindo sede.

Para evitar contaminações por vírus, bactérias ou fungos, a atenção à conservação de alimentos deve estar redobrada durante a estação mais quente do ano. Muito cuidado ao ingerir frutas e verduras, eles devem ser bem higienizados antes do consumo. Os alimentos perecíveis contendo leite, ovo, crustáceos são muito sensíveis às variações de temperatura, então deve haver muita cautela ao se alimentar fora de casa, principalmente em locais de praia.

Por fim, para enfrentar o calor e as altas temperaturas do verão, não se pode deixar de usar filtro solar. Esse é um item, aliás, necessário para qualquer época do ano e totalmente imprescindível nessa estação em que há maior incidência de raios solares e também maior exposição do corpo a essa radiação. Use filtro solar de boa qualidade e lembre-se de renovar a aplicação com frequência.