Impermeabilização: qual tipo de manta escolher?

Impermeabilização: qual tipo de manta escolher?

A construção de um prédio é como um organismo vivo. Tal qual um corpo humano, ele necessita de consultas periódicas com um especialista para um check up, pois com o passar dos anos e o consequente envelhecimento das estruturas às vezes algumas fragilidades vão sendo detectadas.

A manutenção da estrutura do condomínio deve ser feita tão logo identificados sejam os problemas, já se deve providenciar as soluções e em se tratando de infiltrações não é diferente. É melhor proceder uma manutenção preventiva programada no calendário e financeiramente calculada do que uma obra de reparo após um incidente inesperado, cujas consequências podem ser muito mais custosas em todos os sentidos.

No ramo da construção civil, a aplicação de mantas permanece como a principal solução adotada para a impermeabilização de superfícies térreas, de lajes de subsolo e de cobertura. Elas podem ser basicamente de três tipos: mantas líquidas, asfálticas e aluminizadas, as quais serão detalhadas a seguir.

A líquida é destinada, com frequência, para lajes expostas em coberturas, telhados de fibrocimento, áreas molháveis sob o piso, tais como terraços, sacadas, varandas, banheiros e cozinhas. Esse tipo de manta líquida é um produto que proporciona impermeabilização à base de resina acrílica, formando sobre as superfícies onde é aplicada uma membrana impermeável e resistente ao sol e à chuva, evitando infiltrações. Ela é muito fácil de encontrar, sendo muito popular entre os especialistas, devido à fácil aplicação.

Já a manta asfáltica é destinada a lajes de pequenas dimensões, bem como áreas frias, como banheiros, lavabos, cozinhas, áreas de serviço, sob telhados, pisos de barriletes, barreira de vapor e nos sistemas de dupla manta. Essa é feita a partir de asfaltos modificados armados com filme de polietileno, filme de poliéster, borracha butílica ou PVC plastificado, dentre outros aditivos.

A terceira e última, manta aluminizada, é com frequência vista em lajes planas ou inclinadas, telhados e coberturas em geral, e também em marquises e caneletas. Ela é feita de material que reduz os efeitos diretos da insolação sob coberturas como o calor intenso, funcionando também como um eficaz isolante térmico, pois ela reflete até 93% dos raios solares. Além disso, também é capaz de reduzir o ruído do impacto da chuva.

É importante ressaltar que fazer um serviço de impermeabilização de qualidade é um verdadeiro investimento para o condomínio, poupando-lhe o custo de novos reparos por muitos anos, pois sabe-se que um projeto adequadamente dimensionado e executado pode garantir uma vida útil de até 20 anos da impermeabilização, o que assegura uma economia substancial.