O poder dos alimentos

O poder dos alimentos

Todo mundo conhece uma receitinha de família que é tiro e queda para algum problema de saúde. Aquele chazinho da avó para aliviar a má digestão ou a cólica menstrual, o suco que previne resfriados, a sopa que ajuda a melhorar a imunidade. Os exemplos são vários no conhecimento popular.

Receitas naturais têm seu valor, embora jamais deva-se abandonar a prescrição médica de fármacos. Eles podem andar em conjunto. O segredo e ter sempre bom senso e moderação e tentar ter uma vida com hábitos alimentares saudáveis.

De acordo com Rita de Cássia Leite Novais nutricionista, há alimentos em que encontramos as principais vitaminas e nutrientes que auxiliam na prevenção e até mesmo no tratamento de doenças. As vitaminas são compostos necessários para que nosso organismo realize reações químicas e sintetize algumas substâncias fundamentais para nossa saúde e a carência delas pode levar a doenças.

As vitaminas do Complexo B, por exemplo, ajudam na manutenção de pele, colaboram no crescimento e deixam os cabelos mais saudáveis e brilhantes. As fontes são batata, banana, legumes e alguns tipos de carne (peixe e fígado).

A vitamina C ou ácido ascórbico, é talvez a mais conhecida delas, geralmente relacionada à imunidade. Ela aumenta a resistência do organismo contra gripes e resfriados, protege a gengiva e aumenta absorção do ferro. É encontrada nas frutas cítricas como laranja, limão, mexerica, acerola, goiaba, manga, maracujá, morango, tomate e vegetais de cor verde escura como couve, brócolis, espinafre.

Dentre as vitaminas, a D é a que tem uma particularidade: não basta ingerir alimentos que a contenham, é necessário se expor ao sol de 10 a 15 minutos por dia para que esses precursores ingeridos sejam ativados e formem, de fato, a vitamina D no nosso organismo.  Ela é essencial para a formação dos ossos e dentes, deixando-os mais resistentes. Pode ser encontrada no peixe, gema de ovo, mozzarella de búfala e margarina.

A pouco conhecida vitamina K tem uma importância vital, pois está diretamente relacionada ao processo de coagulação do sangue, uma proteção nossa contra hemorragias, ela ajuda na cicatrização e evita sangramentos. Suas fontes são os vegetais verdes folhosos (brócolis, repolho, couve, alface).

O cálcio e o fósforo não são vitaminas, mas sim minerais. Eles são essenciais em inúmeros processos biológicos dos quais nossa sobrevivência depende, estando, dentre outras funções estruturais, envolvidos na formação e manutenção de ossos e dentes. O cálcio pode ser encontrado no leite e seus derivados, bem como vegetais de cor verde escura. O fósforo pode ser obtido por meio das nozes, legumes, cereais e grãos.

Esses são apenas alguns poucos exemplos das necessidades que nosso corpo tem de obter nutrientes através da dieta. Os alimentos têm poder e isso deve ser usado a nosso favor e não contra.

Redação com Assessoria