O que o seu condomínio precisa para 2018?

O que o seu condomínio precisa para 2018?

O fim do ano se aproxima, é comum que as pessoas se planejem para o ano novo fazendo listas de seus objetivos, são as famosas “disposições para o Ano Novo”, o que ajuda a organizar os planos e traçar metas para o novo ano que chega.

E no seu condomínio, quais são os principais anseios para 2018? Separamos quatro dicas que podem contribuir para a sua lista. Pegue o lápis e o papel e mãos à obra!

1- Poupar dinheiro
Esse é um objetivo que todos querem, mas poucos conseguem. Isso porque, em período de crise financeira como o que atravessamos, é mais comum faltar dinheiro do que sobrar. Mas com organização, é possível criar um fundo de reserva, algo bastante importante para o condomínio lidar com despesas imprevistas ou realizar um investimento no futuro. Antes de começar a poupar, deve-se estabelecer uma meta da quantia a ser somada ao término do ano que vem e, com base nisso, se saberá quanto é necessário poupar mês a mês.

2- Diminuir inadimplência
Eis o sonho de todo síndico. A inadimplência é uma prática extremamente danosa ao condomínio, pois prejudica o equilíbrio entre receitas e despesas, sobrecarregando os contribuintes que arcam com seus compromissos em dia. Para combater esse mal, além da cobrança legal que já é uma realidade facilitada nos dias de hoje, também são válidas as negociações amigáveis, que podem acelerar o processo de recuperação do dinheiro. Uma dica é promover um mutirão de renegociação, por exemplo, agendar um fim de semana no qual os condôminos inadimplentes possam negociar valores e formas de pagarem suas dívidas com o condomínio.

3- Ser mais sustentável
Sustentabilidade é a palavra da moda atualmente e isso tem uma conotação muito positiva, pois demonstra maior preocupação em se cuidar do meio ambiente. Uma forma barata e rápida de contribuir com a sustentabilidade é adotar o método de coleta seletiva no condomínio, uma vez que muitos ainda não possuem o costume de separar seu lixo. A instalação de lixeiras apropriadas e a conscientização dos moradores são o primeiro passo. Outra dica para ter um condomínio mais sustentável é a instalação de sistema de captação de energia solar – o qual já foi tema de matérias neste jornal em outras oportunidades.

4- Promover a saúde
Os condomínios são espaços de vivência comunitária e isso pode ser usado para promover bons hábitos, a exemplo da atividade física. Muitos prédios já possuem salas de ginástica equipadas para essa finalidade, mas nem sempre isso é o suficiente para atrair usuários. Mais que isso, é válido investir também em orientação profissional com a contratação de professores e instrutores. Variar as modalidades é outra forma de incentivar o exercício. Outras opções de atividades populares em condomínio são: aulas de zumba, hidroginástica, Pilates, treino funcional, danças, dentre outras.

Esperamos que as dicas ajudem a tornar a vida em condomínio mais alegre, prazerosa, saudável e renovada como o Ano Novo!