O universo dos aplicativos em condomínio

O universo dos aplicativos em condomínio

A nova onda de apps para condomínio está apenas começando. Muita novidade ainda está por vir. Como saber qual aplicativo implantar no condomínio?

 Os aplicativos em condomínios estão cada vez mais populares e trazendo mais comodidade para os moradores, síndicos, porteiros e gerentes prediais. As funções surgiram separadamente no início, como reserva de espaços por páginas web das administradoras, controles de encomendas por sistemas isolados, controle de manutenção predial em excel ou até mesmo o envio do comunicado do síndico por email. Com o tempo, foram surgindo novas ideias e com a tecnologia disponível, foi possível agregar as funcionalidades em um único lugar. Hoje, já é possível ter um app com todas as funcionalidades necessárias, mas não somente por si só, a facilidade de integração entre sistemas está em alta. O app de um morador hoje pode se integrar com o sistema de reconhecimento facial levando a sua foto do app para as leitoras que estão nos portões do condomínio.

Como resultado de todo esse trabalho, o principal beneficiado foi a comunicação, pois com a possibilidade dos moradores abrirem suas ocorrências com foto pelo app, trocar mensagens via chat diretamente com a portaria e/ou gerente predial, receber a senha para retirada de encomendas e autorizar a chegada da pizza pelo app por exemplo, os moradores deixaram de reclamar nos grupos de WhatsApp disseminando essa energia em um canal mais apropriado e centralizado.

Outro grande ponto na comunicação, quando o app tem uma grande adesão, o síndico tem a possibilidade de enviar comunicados instantâneos, via notificação (push), para um grande número de pessoas e todos podem receber as notificações em até 5 segundos. Isso porque ninguém desabilita as notificações de seus celulares, pois toda a comunicação é feita via notificação (push), sendo melhor que email, mural e WhatsApp.

O que é ter um bom aplicativo de condomínio? Essa pergunta traz muita interrogação para os síndicos, mas a resposta é muito simples de responder. Em primeiro lugar, verifique se existem reclamações sobre erros e bugs do aplicativo. Em segundo lugar, tem adesão na utilização por parte dos moradores? Os melhores apps da atualidade podem chegar em até 100% de adesão, exceto quando a unidade está vazia ou em transição de mudança.

Os aplicativos não trazem somente benefícios, mas uma grande inspiração na criação de processos automatizados onde já podemos dizer que existem condomínios inteligentes. Hoje em dia, já podemos abrir o portão de pedestre pelo aplicativo, pedir ajuda em casos de emergência de saúde, incêndio ou doença e até mesmo perguntar para Alexa se existe alguma encomenda para retirar.

mauricionahas@residentpro.com.br