Obras de artes: conheça cidades que obrigam a exposição em prédios

Obras de artes: conheça cidades que obrigam a exposição em prédios

A paisagem urbana de diversas cidades brasileiras ganha um toque especial com a imposição de leis municipais que determinam a instalação de obras de arte em prédios com áreas específicas.

 A expressão cultural invade as fachadas, trazendo vida e identidade aos espaços urbanos. Aqui levamos aos leitores algumas dessas cidades para que conheçam.

Florianópolis: Pioneira nesse movimento, a capital catarinense estabelece normativas que incentivam a inserção de obras plásticas em construções com áreas adensáveis superiores a 2.000m². A cidade se destaca como um exemplo de como a legislação pode impulsionar a cultura nas metrópoles.

Brasília: A cidade projetada por Oscar Niemeyer não poderia deixar de lado a arte em suas construções. Leis locais determinam a obrigatoriedade de obras de arte em edificações com grande metragem, transformando a capital federal em um museu a céu aberto.

João Pessoa: Na capital paraibana, a legislação estabelece a presença de obras de arte, sejam elas quadros, esculturas, ou objetos de arte, em prédios com dimensões específicas. A cidade se destaca não apenas por suas belezas naturais, mas também pela expressão artística em sua arquitetura.

Porto Alegre: No sul do país, a capital gaúcha abraça a ideia de integrar a arte ao cotidiano urbano. A Lei Nº 10.036, de 2006, reforça a importância de obras de artes plásticas em construções com áreas adensáveis igual ou superior a 2.000m².

Recife: A cidade conhecida por sua rica história cultural adere à tendência, promovendo a instalação de obras de arte em prédios. As leis municipais buscam transformar a paisagem urbana, enriquecendo a experiência dos cidadãos.

No caso da cidade de São Paulo não existe nenhuma lei que obrigue a instalação de obras de arte em prédios, mas com a vinda da Lei nº14.223 de 26/9/2006 (Lei da Cidade Limpa) espaços que eram usados para propaganda, nas chamadas empenas cegas e divulgavam produtos ou atividades relacionadas ao prédio onde estavam instaladas, passaram a ter pinturas artísticas, que antes da lei eram raridade. Hoje podemos citar dentre elas o painel de Tomie Otahke ao lado do metrô Anhangabaú.

Essas iniciativas refletem não apenas uma mudança estética, mas uma valorização da cultura e da expressão artística no ambiente urbano. As cidades, ao exigirem a presença de obras de arte em prédios, promovem uma conexão mais profunda entre arquitetura e cultura, enriquecendo a vida dos habitantes e turistas.