Pele requer cuidados especiais no verão

Pele requer cuidados especiais no verão

Você sabia que a pele é o maior órgão do corpo humano? Dentre as funções que ela exerce está a de nos proteger contra agentes externos como microrganismos, substâncias nocivas ou mesmo radiação que possam nos causar infecção ou danificar células.

 

No verão, uma variedade de fatores influência mais na saúde de nossa pele e é necessário estar vigilante para preservá-la. O aumento da temperatura e maior incidência de raios solares são alguns desses fatores referidos, somados também ao fato de, durante o verão, estarmos mais propensos a nos expor ao sol, tomar banho de mar ou piscina e, em alguns casos, descuidar um pouco da alimentação durante as festas de fim de ano e férias.

 

Alguns cuidados devem ser tomados para manter a pele saudável.

  • Hidratação

Descamação, aspecto enrugado, coloração acinzentada e toque seco são sinais de que a pele está pedindo água. Para manter uma aparência viçosa, a pele deve estar sempre hidratada e isso pode ser conseguido utilizando cosméticos apropriados tanto para o rosto quanto corpo. Também não se pode esquecer a principal forma de hidratação, beber água. Isso é essencial para a saúde como um todo! Especialistas recomendam ingestão de pelo menos 3 litros de água por adulto durante o verão.

  • Alimentação

A hidratação também pode ser feita através de alimentos ricos em água. Nessa época do ano, deve-se investir em alimentos que auxiliam na hidratação do organismo, como as frutas e os sucos naturais. Uma dica especial para garantir um bronzeado saudável é ingerir alimentos ricos em betacaroteno, como a cenoura, a abóbora e o mamão. Mas muito cuidado com a conservação deles, por conta do calor, pois uma infecção pode ter exatamente o efeito inverso, vômitos e diarreia levam a uma desidratação severa. Esteja vigilante, sobretudo, com relação a crianças e idosos, indivíduos mais frágeis e propensos à desidratação.

  • Proteção solar

A exposição ao sol é a principal causa de doenças de pele, incluindo o temido câncer. O uso de protetor solar com no mínimo fator 30 FPS nas partes expostas é obrigatório não apenas nos dias em que for se bronzear na praia ou piscina. A qualquer momento, ao sair de casa e ir ao ar livre, deve-se usar um protetor associado também ao uso de chapéus, viseiras e roupas frescas. É importante lembrar que a proteção solar não deve ser aplicada apenas na pele, mas também nos lábios e nos cabelos que merecem atenção durante as férias de verão.

  • Exposição ao sol

Evite se expor entre as 10h e 16h, a incidência de raios ultravioleta B, que é o responsável pelo surgimento do câncer de pele, é muito maior nessa faixa de horário. É verão e todo mundo deseja pegar um bronze, mas a exposição ao sol deve ser feita com responsabilidade e moderação.