Brinquedoteca: um presente de Dia das Crianças

Brinquedoteca: um presente de Dia das Crianças

 

Muitos critérios são levados em conta na hora de optar por viver em condomínio: segurança, economia, comodidade, entre outros. Para os moradores que possuem crianças, em especial, contar com a estrutura de um residencial é bastante vantajoso, pois este oferece alguns desses requisitos buscados.

Muitos prédios investem em recursos voltados especificamente para o público infantil. Um espaço de recreação atrativo e seguro traz benefícios aos pequenos que podem se deleitar com brincadeiras saudáveis e interagir socialmente longe de telas de smartphones, tablets e televisão, que sem dúvidas, agrada e muito os pais, responsáveis e cuidadores, os quais podem dispor de um local seguro para ofertar lazer e ocupar o tempo das crianças sem correr riscos ou gastar muito dinheiro fora de casa.

Aproveitando que o mês de outubro traz consigo o Dia das Crianças no dia 12, que tal planejar uma brinquedoteca para incrementar as opções de lazer do seu condomínio? Antes considerados um luxo restrito a edifícios de alto padrão, atualmente esses espaços ganharam versões mais acessíveis, que podem ser montados adaptando uma sala já existente do prédio. Confira dicas para iniciar um projeto para o seu condomínio!

Brinquedos – Obviamente, o que não pode faltar em uma brinquedoteca são brinquedos! Esses podem chegar por dois meios: ou via aquisição do condomínio ou por doação dos próprios moradores. Alguns critérios devem ser obedecidos: incluir apenas itens aprovados pelo INMETRO, não acumular peças incompletas ou quebradas, excluir peças pequenas (que podem ser engolidas) ou pontiagudas. O armazenamento pode ser feito em baús ou prateleiras baixas, que fiquem ao alcance das crianças. Uma dica é separar os brinquedos por faixa etária.

Livros – O incentivo à leitura é fundamental na infância! A brinquedoteca pode e deve incluir um espaço destinado aos livros e um cantinho da leitura e contação de histórias. Estantes, pufes e almofadas podem ajudar a compor o cenário.

Piso – O chão da brinquedoteca deve propiciar conforto térmico e ter algum nível de amortecimento, para que os usuários possam brincar. Os tapetes em EVA são bastante populares para esta finalidade, porém não possuem uma durabilidade tão longa. Outra opção, mais cara, porém duradoura, são os pisos vinílicos. A escolha de estampas coloridas e infantis ajuda a decorar o ambiente.

Parede – Ao imaginar um ambiente voltado ao público infantil, tendemos a pensar em colorido. Contudo, as cores vibrantes devem ser usadas com parcimônia nas paredes a fim de não causar estresse nas crianças. Os tons pastéis são boas indicações para essa finalidade e a cor sólida pode ser quebrada com a posterior decoração com quadros ou bandeirolas. Outra ideia interessante é pintar as paredes (ou escolher uma) com tinta riscável e disponibilizar giz para que os pequenos possam desenhar na superfície.

Segurança – É essencial estabelecer regras de uso da brinquedoteca e entre elas deve estar o monitoramento por um adulto responsável e proibição de levar comestíveis. Além disso, deve-se ter cuidado para manter fiações longe do alcance de crianças e tomadas tampadas. A higienização periódica do espaço deve ser garantida para evitar proliferação de ácaros, fungos e insetos.