Calor do verão atrai cupins

Calor do verão atrai cupins

No que tange à zeladoria dos condomínios, o síndico possui várias preocupações com as quais precisa lidar a fim de preservar a segurança e salubridade predial, garantindo aos moradores uma adequada moradia. Um desses quesitos diz respeito à prevenção, controle e manejo das chamadas “pragas urbanas”, assunto este que ganha maior relevância durante as épocas mais quentes do ano.

 

Os períodos de maior elevação da temperatura, como agora no verão, percebemos um favorecimento à maior proliferação de insetos. São as chamadas “pragas” são indesejáveis e habitam edificações onde há grande circulação de pessoas, tais como estabelecimentos comerciais, hospitais, supermercados, hotéis, restaurantes, bares e também os prédios residenciais. Alguns exemplos são: baratas, formigas, cupins, pulgas, aranhas, escorpiões, carrapatos, moscas, mosquitos, vespas, traças, percevejos, grilos, pombos, morcegos, roedores e caramujos. Entre eles, destaca-se o cupim, uma vez que tais animais têm hábitos que se beneficiam do calor e umidade para favorecer períodos de acasalamento.

Tal como ocorre com as abelhas, os cupins se organizam em sociedades contendo operários, soldados, reis e rainhas. Ali, cada membro desempenha uma função específica. Detalhe crucial de lembrar é que o alimento base destes insetos é a celulose, substância presente na madeira, fato que pode acarretar uma série de problemas, caso a reprodução deles fuja do controle. Você já parou para pensar em tudo o que existe no seu imóvel que contém madeira?

Não apenas móveis, mas também elementos estruturais da edificação (tais como vigas, forros, paredes, rodapés, pisos), aberturas (portas, portões, janelas) e, não menos importante, até mesmo vegetais vivos sofrem com ataque de cupins. Troncos de árvores podem ser danificados a ponto de causar o seu tombamento, ofertando significativos riscos a pessoas e eventuais danos materiais.

Prevenção e controle de cupins – Ao identificar sinais de cupins no condomínio, não recorra a métodos caseiros e busque imediatamente ajuda profissional a fim de conter os prejuízos o mais brevemente possível. Esses sinais podem vir por meio da visualização de poeira de madeira acumulada, túneis em objetos de madeira, restos de asas ou mesmo do próprio inseto. É fundamental acionar uma equipe de controle de pragas especializada.

As técnicas usadas envolvem pincelamento, microinjeção, pulverização/atomização e fumaça utilizando componentes químicos próprios para o extermínio de cupins. Um bom serviço de descupinização geralmente oferece 5 anos de garantia. A manutenção deve ser feita com limpeza rotineira, sempre evitando o acúmulo de entulhos, especialmente restos de madeira.