Fintechs o que são? Entenda seu papel fundamental no planejamento financeiro do condomínio

Fintechs o que são? Entenda seu papel fundamental no planejamento financeiro do condomínio

Startups especializadas surgem como fonte de soluções inovadoras e estratégicas neste cenário

 A gestão financeira de condomínios é uma tarefa desafiadora, exigindo equilíbrio e visão estratégica para assegurar estabilidade. Nesse contexto, o planejamento financeiro emerge como uma ferramenta vital para a administração condominial.

Contudo, a complexidade do ambiente financeiro condominial muitas vezes requer apoio adicional. É aqui que as fintechs entram em cena, oferecendo soluções inovadoras para fortalecer ainda mais a estabilidade financeira. Além de produtos financeiros, as fintechs podem desempenhar um papel estratégico na análise contínua do orçamento, com informações valiosas para antecipar desafios e garantir uma gestão proativa.

O planejamento deverá ser iniciado seis meses antes do ano subsequente, a administração condominial deve começar o levantamento de dados referentes aos últimos 24 meses. Esse período é crucial para avaliar recebimentos, pagamentos e separar despesas ordinárias das extraordinárias, estabelecendo uma base sólida para decisões financeiras futuras. Esse planejamento também é uma oportunidade para a comunidade participar ativamente das decisões financeiras, promovendo transparência e responsabilidade.

A revalidação de contratos e a análise vertical das despesas são etapas fundamentais. Elas garantem que os valores orçados estejam alinhados com a realidade do mercado. A inclusão de um fundo para obras emergenciais previne imprevistos e diferencia despesas ordinárias de investimentos a longo prazo.

Nesse cenário, a colaboração das fintechs torna-se imperativa. Além de oferecer produtos financeiros, essas empresas têm o potencial de realizar análises mensais, comparando despesas realizadas e orçadas. Esse processo proporciona à administração condominial insights valiosos sobre desafios futuros, permitindo ajustes proativos antes que se tornem problemas significativos.

As análises mensais não apenas destacam a agilidade das fintechs, mas também sua capacidade de prever descasamentos no fluxo de caixa, evitando crises financeiras, antes que as despesas saiam do controle.

Para um bom planejamento, a transparência e o envolvimento ativo dos condôminos são fundamentais. A alocação específica de despesas, acompanhada pelo síndico e conselho, cria um ambiente de responsabilidade e comprometimento. O engajamento dos moradores no debate orçamentário reforça o compromisso com os valores aprovados em assembleia.

Um bom planejamento financeiro para condomínios transcende a mera contabilidade. Ele representa uma gestão transparente e eficiente, capaz de lidar com desafios e imprevistos. A colaboração ativa das fintechs, pode ajudar na estabilidade financeira, garantindo um ambiente próspero para todos.

Osmir Carlos, CFO da WohPag

“Não podemos esquecer que existem obras com valores consideráveis e grande impacto no orçamento dos moradores, devido aos parcelamentos limitados oferecidos pelas empresas. Contudo, contribuem para a valorização do imóvel e o bem-estar de todos como: pintura de fachada, modernização de elevadores, sistema de controle de acesso, modernização da academia, entre outras. Nestes casos, as fintechs são também uma excelente alternativa, financiando os recursos necessários para o condomínio com parcelamentos em até 60 meses, e em alguns casos chegando até 120 meses. Assim os rateios ficam menores e são facilmente incorporados ao orçamento de cada morador” conclui Everton Fracaroli, CEO da Condocash.