Manutenção de fachadas em prédios tombados pelo patrimônio histórico

Manutenção de fachadas em prédios tombados pelo patrimônio histórico

Patrimônio histórico é a forma de se referir a um valor em bens físicos e naturais que contribuem para a compreensão e apreciação da riqueza histórica e cultural de uma nação como ruínas, prédios, praças, monumentos e outros.

 

No Brasil, o patrimônio histórico é protegido pelo Decreto-Lei Nº 25, de 1937, que em seu primeiro artigo o define: “Art. 1º Constitui o patrimônio histórico e artístico nacional o conjunto dos bens móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico.”

Além de ajudar sequenciar a história, o patrimônio histórico está repleto de informações sobre tradições e saberes da cultura de um povo sendo elemento importante para diversas áreas do conhecimento.

Tendo em vista a importância na conservação de prédios históricos, é primordial levarmos em conta as técnicas e materiais empregados neste trabalho, para tal a utilização de empresas especializadas no assunto com materiais e técnicas indispensáveis a correta conservação do bem, se torna uma exigência.

Um dos elementos de maior destaque em prédios históricos é a sua fachada, rica em elementos que remetem a época de sua construção, seja por sua composição formal, materiais empregados ou até mesmo suas cores. Estas fachadas precisam de uma atenção especial no momento da sua restauração com a utilização de argamassas especiais feitas de acordo com as características originais de cada edifício determinadas por análises laboratoriais e ensaios técnicos, garantindo que a memória seja preservada e repassada por gerações.

A falta de manutenção, além dos prejuízos estéticos e da desvalorização patrimonial, pode precipitar danos às estruturas do edifício criando infiltrações, condições de insalubridade e arriscando a segurança e risco civil dos moradores e pedestres, entre outros problemas. Rachaduras, trincas, fissuras, bolhas, descascamento, eflorescência e manchas estão entre as patologias que as fachadas de um edifício podem apresentar. Se a edificação for revestida de pastilhas ou outro material cerâmico, o seu destacamento pode aumentar esta lista. As causas podem ser diversas, devemos avalia-las para obter bons resultados na recuperação da fachada.

A revitalização e restauro de fachadas vai muito além de uma pintura nova. Começa na verificação da estrutura do prédio e na origem das possíveis falhas através de uma empresa especializada.  Essa empresa deve ser habilitada para todas as questões, incluindo a segurança dos trabalhadores.

A restauração ou reforma é realizada mantendo as características originais com ênfase na manutenção das estruturas, para que o revestimento final fique similar ao existente, no caso de imóveis protegidos pelos órgãos de preservação.

A responsabilidade da empresa contratada se dá na prática com um profissional sempre acompanhando o processo da obra e a qualidade total. Ao final é feito um relatório total, com uma conclusão geral, esse documento passa a compor o patrimônio do imóvel.