O Natal está chegando, é época de enfeitar e iluminar seu condomínio

O Natal está chegando, é época de enfeitar e iluminar seu condomínio

Nada melhor do que trazer o clima natalino para perto de nós, confira dicas de como montar a decoração do condomínio

 “Então, é Natal! E o que você fez?” Clima de fim de ano e as músicas natalinas começam a ser lembradas, mas não só os momentos musicais que estão chegando. É hora de montar a árvore de Natal e decorar o condomínio com enfeites típicos e muitas luzes, entrar no Espirito do Natal!

Um passo importante é decidir como se deseja a decoração. Se for uma mais simples, os próprios funcionários podem se encarregar de espalhar luzes pisca-pisca pelo hall e pelas árvores “reais” do jardim do condomínio, além de incrementar com enfeites e penduricalhos pequenos pela portaria.

Há ainda a opção de montar uma árvore de Natal no hall com caixas vazias embrulhadas para imitar os presentes. Além disso, pensando um pouco no meio ambiente, os síndicos podem optar por uma decoração sustentável, utilizando materiais recicláveis dos próprios moradores, como garrafas pet e até mesmo jornais antigos, para produzir enfeites. Basta usar a criatividade e pesquisar algumas referências pela internet!

Os próprios moradores também podem ajudar na decoração e até colocar as crianças para se divertirem na organização dos enfeites. Aos que gostam de diferenciar todo ano e não querem ter muito trabalho, existem empresas especializadas no aluguel de enfeites de Natal, assim é possível sempre variar e não sai tão caro.

No caso de decorações maiores, é preciso planejar um pouco mais e antecipar os preparativos. A depender dessa decoração será necessária a escolha uma empresa de confiança para realizar o trabalho de montagem de toda a decoração, que pode ser comprada diretamente pelo condomínio ou não. É importante lembrar que quanto mais perto do Natal, mais essas empresas vão ficando sem tempo na agenda, e mais caro será o preço.

A parte elétrica é algo que o síndico deve se preocupar, em função de choques elétricos, curtos-circuitos e até explosões. Na hora de escolher um pisca-pisca, dê preferência ao LED que consome bem menos, os cordões precisam ter boa procedência e devem ter o selo INMETRO.

Antes de fazer as devidas instalações, confira se os itens estão em boas condições, principalmente decorações antigas que ficaram guardadas por um tempo. Garanta que os condutores possuam qualidade, capacidade e resistência adequada e que os enfeites que precisam de energia são compatíveis com a potência elétrica. O ideal é que, em área aberta ao público, o síndico se preocupe com uma dupla isolação elétrica dos equipamentos, principalmente em se tratando do que estiver ao alcance de crianças que são mais curiosas.

Na decoração exterior, como em fachadas, jardins, grades e varandas, o cuidado deve ser redobrado porque é preciso contar com as condições climáticas. Com o aumento da umidade e das chuvas nesse período do ano, os riscos de acidentes elétricos também aumentam. O ideal é isolar e vedar toda e qualquer entrada de energia para que não entre em contato com a água.

Para evitar qualquer problema, o recomendado é que o síndico contrate um profissional habilitado (engenheiro elétrico ou eletricista) para que possa instalar os equipamentos corretamente e até mesmo orientar na compra dos itens adequados.