Parabéns, 30 de Novembro é o Dia do Síndico!

Parabéns, 30 de Novembro é o Dia do Síndico!

Um dos maiores receios do síndico é ter suas atitudes questionadas, ser acuado por alguma ação tomada dentro do condomínio ou, até mesmo, vir a responder judicialmente por algo praticado em seu mandato.

A partir do instante em que uma pessoa se candidata para ocupar o cargo de síndico, serão muitas obrigações e desafios, afinal lidar com números, obras, manutenções e ao fim com seres humanos será sempre uma incógnita. Contudo, há maneiras de reforçar a autoconfiança e praticar uma gestão mais segura.

A primeira dica com certeza, buscar conhecimento. Essa é a principal arma do síndico, sobretudo no que se diz respeito às legislações. Ele não precisa ser um jurista, mas deve ter um bom entendimento do que diz o Código Civil no tocante ao condomínio edilício e direito de vizinhança, estar atualizado quanto as leis trabalhistas, legislação tributária também será útil.

Compreender questões práticas do dia a dia e como resolvê-las também é importante. Portanto, uma noção mínima sobre a estrutura do prédio e seus componentes, a periodicidade das manutenções, que profissional deve ser acionado para cada caso.

Existem cursos voltados a síndicos de condomínio, de forma virtual e presencial, os quais abordam tópicos práticos que com certeza reforçam a autoconfiança de síndicos e síndicas em busca de uma prática mais segura.

Segundo passo, cercar-se de bons profissionais. É fundamental que o síndico tenha ao seu dispor para eventual consulta técnicos que tenham boa expertise em suas áreas: advogados, contadores, engenheiros, etc.

Em terceiro lugar: seja organizado! Você não temerá nenhum tipo de questionamento se tiver todos os documentos, comprovantes e certidões do condomínio devidamente organizadas e de fácil localização. Um síndico que sabe catalogar os arquivos físicos e virtuais do condomínio é um síndico que já tem uma ampla vantagem para executar uma boa gestão. Administrar um condomínio é uma função burocrática, por isso organização será fundamental.

O quarto passo: para conquistar seja um síndico democrático. Um bom ouvinte e esteja aberto ao diálogo junto aos condôminos. Ao ouvir o que os moradores têm a dizer, o síndico tem mais segurança para propor ações que vão ao encontro dos anseios da maioria.

A última dica: contrate uma administradora de condomínios com boa credibilidade e experiência no mercado. Uma empresa especializada será um apoio bem-vindo para auxiliar em questões burocráticas, facilitar cobranças, gerir funcionários e coordenar várias funções que, quando reunidas de uma só vez, sobrecarregam e muito uma pessoa só.