A versatilidade do granilite

A versatilidade do granilite

 

Destinado a diversas finalidades, o granilite é uma tendência que tem voltado a ganhar força em projetos arquitetônicos, incluindo espaços condominiais. Devido a características de sua durabilidade e possibilidades visuais de composições, o material é uma opção de escolha para revestimento de variadas superfícies e pode ser uma boa opção para sua reforma.

 

A arquiteta e urbanista Ilane Julião, do escritório ôBalaio Arquitetura, detalha algumas propriedades deste material, como a sua composição, vantagens e desvantagens, pormenores da aplicação e melhores indicações de uso. Confira todas as informações em nossa entrevista:

 

Jornal do Síndico – Muito popular no passado, o granilite está voltando a ganhar espaço em projetos atuais. A que se deve essa recuperação? Que vantagens podem ser destacadas?

Ilane Julião – Por ser um revestimento feito a partir de uma base de cimento e composto com grânulos de pedras naturais, o granilite possui uma alta durabilidade e resistência, conservando-se por décadas, não exigindo maiores cuidados para sua manutenção. Sem contar a versatilidade de cores que pode alcançar, sendo utilizado nos mais diversos ambientes, sejam eles residenciais, comerciais e corporativos. Outra vantagem a ser considerada é o baixo custo quando comparado com revestimentos de pedras naturais. É um revestimento que se adapta a diversos usos, o que contribui para sua retomada como tendência atual no campo da arquitetura e design.

 

JS – Quais usos podem ser atribuídos a esse tipo de revestimento?

Ilane – O granilite é um revestimento bastante diversificado, podendo ser utilizado nas mais variadas superfícies, indo desde pisos, paredes e bancadas a objetos decorativos. Vale ressaltar que existem dois tipos de granilite, sendo eles o granilite polido que conta com uma superfície lisa e impermeável e, portanto, mais escorregadio, sendo mais indicado o seu uso em bancadas, balcões e revestimentos de paredes; e o granilite lavado (fulget) que apresenta uma superfície mais porosa, podendo assim ser utilizado em áreas molhadas, úmidas e externas.

 

JS – Quais as desvantagens do granilite?

Ilane – Por se tratar de um material produzido de maneira artesanal, ele requer uma atenção maior na hora de execução buscando sempre uma mão de obra qualificada, pois o granilite é aplicado in loco, ou seja, a equipe responsável aplicará na obra a massa (areia, água, cimento e grânulos naturais) diretamente na área desejada que quando mal executados pode sofrer fissuras e rachaduras.

 

JS – Quais os cuidados necessários na execução da instalação e, posteriormente, na manutenção?

Ilane – Como já explicado, a instalação do granilite é feita in loco, sendo assim, a superfície a ser aplicada deve ser muito bem preparada, sem apresentar desníveis ou imperfeições já que no momento da aplicação da massa ela se moldará à superfície não sendo possível corrigir falhas posteriormente. Quanto à manutenção, não se requer maiores cuidados, podendo ser feita a limpeza com água e detergente neutro evitando somente produtos químicos abrasivos.