Cobrança diferenciada pelo consumo de água só pode ser feita com medidor individual

Cobrança diferenciada pelo consumo de água só pode ser feita com medidor individual

Por Carlos Eduardo Alves de Queiroz

O condomínio pode cobrar a mais de quem consome mais gás e água? A resposta é não se o condomínio não tiver um sistema para realizar a medição do consumo individual. Estou abordando esse assunto pelo fato de ser uma das dúvidas mais comuns no período de pandemia do coronavírus.

Com mais pessoas em casa, seja pelo aumento do desemprego ou pelo isolamento social, o consumo de água tende a ser maior. O síndico não pode cobrar e nem reclamar com o condômino sobre um possível aumento do consumo de água em unidades com mais pessoas.

Uma das alternativas para reduzir a conta de água é a instalação do medidor individual. Mesmo em edificações mais antigas, isso é possível. É importante realizar um estudo para analisar a viabilidade e os custos deste investimento.

A outra dica é a contratação de um profissional para fazer uma espécie de “pente fino” para verificar se há vazamento em alguma unidade habitacional ou comercial do condomínio. Os reparos podem gerar economia na conta de água.

Os condomínios também não podem cobrar a mais pelo gás em unidades onde há mais moradores. Algumas pessoas estão fazendo salgados ou até marmitas em casa para garantir uma renda. Recomendo que seja instalado o equipamento que mede o consumo de cada unidade.

Gostaria de aproveitar esse espaço para informar que em setembro o Sindicom MG terá Lives com temas importantes para os síndicos, síndicas e colaboradores dos condomínios. As datas e os temas serão informados nas redes sociais e no site https://www.sindiconmg.org.br/.

*Presidente do Sindicon-MG